Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Falta de ética ou armação política.

A justiça determinou ao ex-prefeito Lisboa que cumprisse a.Constituição Estadual e entregasse ao atual prefeito a relação dos credores do município, as obras em andamento, os convênios e a relação de servidores e seus respectivos salários.

Como sempre Lisboa desafiou o judiciário e fez de conta que entregou. Na verdade, deixou cópia de empenhos de empresas fantasmas e saiu espalhando pela cidade que deixou muito dinheiro em caixa.

Dá pra acreditar ?

Por fim, li no blog do Sérgio que Doralina Marques, a ex- secretária adjunta de saúde que, segundo Jota Erre, havia pedido demissão por não concordar com a gestão do titular da pasta, estava municiando o ex-prefeito de documentos públicos e informações privilegiadas acerca das primeiras ações da nova gestão.

Não sei se é falta de ética ou armação política.

Deu no O Globo.


terça-feira, 29 de janeiro de 2013

CARNAVAL 2013.


No dia 1º de fevereiro será realizado na Praça São José o Festival de Marchinhas Carnavalescas.

Com premiação de R$ 7.000,00 (sete mil reais) prometidos para os melhores colocado. Isso é investimento em cultura.

Quando das inscrições, a Secretaria de Cultura recebeu 32 músicas e restaram 12 que disputarão a grande final.


RELAÇÃO DAS 12 CONCORRENTES

Solidão de Carnaval
Dulcicléia Mesquita/Hiudson Cássio

Turma do Pó: o extandarte da tradição
Perboire Ribeiro

Mais um benefício
Manoel Santos (Masa)

Agora sim
Frank Malone

Morena Linda
João de Souza Ribeiro

Coração Carnavalesco
Raphael Sanzio

Mulher de luxo
Cristiano dos Santos Parga

Pacu Assado
Gilvan Mocidade

Carnaval da Multidão
R. Cavalcante

Quero Saber
Albert Abrantes/Marcos Pimentel

Cangalha em ti
Antonio Carlos Pereira da Silva

Marchinhas para as vaidosas
 Dalva Lopes



segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

TE CUIDA MALANDRO. TÁ CHEGANDO A LEI.

Em operação realizada pela Polícia Militar e um oficial de justiça, foi cumprido na manhã deste sábado, 26, mandados de busca e apreensão de documentos da prefeitura expedidos pelo Poder Judiciário, na residência do ex-prefeito de Zé Doca, Raimundo Nonato Sampaio (PSC) “Natim” e dos seus ex-secretários municipais do seu governo.


De acordo com as informações, foram apreendidos na residência do ex-prefeito de Zé Doca vários documentos e computadores relacionados com o cumprimento do mandato. Já

na residência dos ex-secretários a equipe apreendeu processos licitatórios, pastas e inúmeros outros documentos.

Essa mesma prática também foi usada pelo ex-prefeito de Bacabal, Raimundo Lisboa, mas como esse é professor de Natin, não deixou nada em casa.

Para quem não conhece, Natin era useiro e vezeiro da mesa de baralho do São Paulo Apóstolo, sempre acompanhado de um famoso agiota que hoje é proprietário de terras naquele povoado.

Informações do Blog do Luis Cardoso.

domingo, 27 de janeiro de 2013

O NOVO BEC.


O Bacabal Esporte Clube já tem uma nova diretoria. O ofício foi encaminhado sexta (25) às Federação Maranhese de Futebol e já está no comando do time.

A nova diretoria é:

Presidente: Roberto Baresi
Vice-Presidente: Joãozinho Veloso
Vice-presidente administrativo: Flávio da Cirurgica Pontual
Vice-presidente de Futebol profissional: Hermano Nogueira
Vice-presidente de Futebol amador: José Francisco Martins de Oliveira
Vice-presidente de  Patrimônio : César Brito
Secretário Geral: Carlinhos Torres
Representante da torcida organizada: Pedro Bruno
Diretor de  Imagem e Comunicação: Louremar Fernandes

Conselho Fiscal: Marcos Lacerda, Rogério Bairon e Carlos Gusmão

O grande dilema dessa nova administração é ser ou não ser um time da prefeitura.

sábado, 26 de janeiro de 2013

DA REVISTA EXAME.


O NOVO CARNAVAL. O POVO ACEITA?

O governo Zé Alberto resolveu contigenciar recursos para o carnaval e o secretário de cultura vai usar a verba para incentivar as bandas locais.

As grandes bandas eram uma marca dos últimos 16 anos, mas o atual prefeito alega que deve priorizar os servidores, que estão com salários atrasados, a saúde que está voltando a atender a população e o o asfalto que ficou totalmente destruído pela irresponsabilidade do ex-prefeito Lisboa.

As grandes bandas serão privilégio dos brincantes que puderem pagar abadás nos blocos da cidade.

Cabe então indagar ao povo sobre essa decisão. É ao povo que devemos satisfação e aprendi que não existe decisão acertada sem apoio da maioria.

O que você acha ?




sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

SARNEY GANHA DE NOVO.


No próximo dia 31, o PSDB anunciará oficialmente quem deve apoiar para a presidência do Senado, cuja eleição acontece em 1º de fevereiro, com a abertura dos trabalhos legislativos do ano.

Enquanto isso, o embate sobre quem deve se candidatar como oposição deixa o candidato apadrinhado de Sarney, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), numa posição confortável: sem adversários à altura.

Até agora, o único "do outro lado" que lançou seu nome na disputa foi Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). Porém, o líder dos tucanos no Senado, Alvaro Dias (PSDB-PR), declarou que o parlamentar não terá o apoio de seu partido. Randolfe já foi candidato a presidente do Senado em 2011, quando foi derrotado por José Sarney (PMDB-AP) por 70 votos a 8.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

50 tons de cinza.

O livro "50 Tons de Cinza", é um sucesso de vendas que descreve a vida sexual de um jovem casal, e esse foi um dos motivos que levaram um juiz carioca a ordenar o recolhimento de seus exemplares das livrarias. O magistrado argumentou obras com conteúdo pornográficos sempre foram vendidas, mas ficavam em seções especiais. E que agora, com o fenômeno da trilogia de E. L. James, esses livros são folheados na entrada das livrarias do mundo todo.

A decisão teve como base o artigo 78 do Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990. Não temos intenções outras quando cumprimos a lei. Estamos protegendo as crianças e adolescentes de Macaé, ressaltou o juiz em sua decisão.

Fica o questionamento aos leitores. A decisão é censura ou proteção à criança ?

Das redes sociais.


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

SOB NOVA DIREÇÃO.

Conhecido no passado como prepotente, por distratar advogados, o juiz Joscelmo Sousa Gomes, foi nomeado pelo corregedor-geral da Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Carvalho Cunha, como diretor do Fórum da Comarca de Bacabal até janeiro de 2014.

Em fevereiro de 2010, o Tribunal de Justiça do Maranhão condenou o novo diretor do Fórum de Bacabal a pena de censura, por violação aos seus deveres funcionais.


Parece que a punição surtiu efeito e modificou o magistrado pois até o momento não houve qualquer ato desabonador não Comarca.

Boa sorte e prudência no cargo.





terça-feira, 22 de janeiro de 2013

PERDA DE FÔLEGO DA ECONOMIA BRASILEIRA.

.


Leia a matéria AQUI.

COBRAR É PRECISO.

Existe uma pressão dos grupos de oposição ao governo Zé Alberto, principalmente sobre a alegação de que os cargos mais elevados ou é parente dele ou da primeira dama.

Falta visão e discurso a oposição. Na verdade, o atual prefeito manteve os bons profissionais da gestão anterior, tirando pessoas desqualificadas, que viviam de favores políticos.

Deixaram tudo sucateado, passaram três meses saqueando o município depois da eleição e pedem providências em 15 dias.

Respeitem o voto da maioria. Eu não votei no prefeito, estou cobrando providências imediatas como o lixo, os buracos e o trânsito, mas não pode ser tudo de uma vez só.

Médico pode ser processado.


Delegada afirma que de fato Adão fraudou o ponto em Hospital Público.

No primeiro dia à frente do caso, a Delegacia Fazendária constatou que o neurocirurgião Adão Orlando Crespo Gonçalves, que faltou ao plantão de Natal no Hospital Municipal Salgado Filho, no Rio de Janeiro, fraudou a folha de ponto.

Segundo a delegada Izabela Rodrigues Santoni, já há provas de que, apesar de o médico faltar, sua assinatura constava do ponto, o que configura os crimes de estelionato e falsidade ideológica. O inquérito foi instaurado anteontem, para investigar se houve crime contra a administração pública.

Se isso virar moda em Bacabal, vai faltar papel para inquérito, mas quem sabe assim para médico nos hospitais.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

SAINDO DO BURACO.


Depois de cobrar é preciso aplaudir o trabalho.

O prefeito Zé Alberto, mesmo tendo recebido uma prefeitura sucateada e com as finanças comprometida, arregaçou as mangas e partiu para o trabalho.

Começou a recuperação asfáltica de nossas ruas, iniciando pela Frederico Leda. O blogueiro Louremar e outros moradores agradecem.

Nós outros aguardamos nossa vez, mas reclamando sempre que necessário.

Atropelamento causado por uso de celular ao volante é considerado homicídio doloso.

O Tribunal Regional Federal que considerou homicídio doloso a um réu que atropelou e matou um policial quando estava falando ao celular no volante.

Casos como esses, além de ser um grande absurdo, são frequentes em nosso país. Por isso, a importância de se ter um Judiciário forte, inflexível e implacável em suas decisões. Não só por uma questão de justiça, como também como forma de combater a impunidade no que diz respeito à violência no trânsito.

O desembargador Federal Tourinho Neto, relator do recurso, entendeu que em relação ao dolo ou culpa, "as provas produzidas até o momento sugerem que o réu assumiu o risco de produzir o resultado morte". Para o magistrado, além do fato de ter sido encontrada maconha no interior do carro, o acusado estava falando ao telefone no momento do acidente, o que "demonstra o risco assumido de produzir resultado".

Processo: 0000587-50.2007.4.01.3900

Assessoria de Imprensa OAB/MT

(65) 3613-0928

domingo, 20 de janeiro de 2013

NO BRASIL...


OPINIÃO DO LEITOR...

Sobre o Bacabal Esporte Clube.

Sou bacabalense e moro em Curitiba, trabalho no meio do futebol aqui da Capital, estive aí no final do ano de ferias . é Uma vergonha o que esta acontecendo com o Bacabal Futebol Clube, empresarios, prefeitura etc ... não apoiar o clube. Entra muita verba pra isso, é só perguntar ao secretario de esportes!

Como seria bom se tivesse pessoas competentes e PROFISSIONAIS para fazer funcionar o B.E.C, pois todos que assumiram são todos AMADORES, nunca souberam oque e um grande Clube, Estrutura dignina a seus atletas enfim ...

O que tenho a falar para o prefeito, empresarios : ISSO E UMA VERGONHA !!!

sábado, 19 de janeiro de 2013

MAIS UM VALENTÃO NA FAMÍLIA DE ZÉ VIEIRA.

Depois de ficar famoso na cidade de Bacabal, acusado de agredir jornalista, no tempo em era prefeito. Depois do filho Chiquinho também ficar conhecido por invadir residências em tempo de eleição, o Deputado Federal Zé Vieira agora assiste as peripécias do neto valentão.

No ultimo dia 10, quinta feira, na boate Mandamentos Hall, na Lagoa da Jansem, em São Luis, Gabriel Vieira (neto do Deputado Zé Vieira) e Ruan Lima (Filho de um dos maiores empresarios da cidade, dono da Med Surgery), covardemente espancaram o jovem Fernando Neto (18).  

A briga teria iniciado dentro da boate Mandamentos Hall, quando Ruan assediou a garota que acompanhava  Fernando, que se sentiu incomodado e se retirou da boate para pegar um taxi e foi seguido pelos agressores e espancado, sem motivo.

 Após desmaiado o rapaz,  ainda continuaram batendo nele, chutando o esôfago e a cabeça, que ficou agonizando e sem conseguir respirar no local.  Os seguranças da boate nada fizeram.

Ruan, Gabriel e sua turma são conhecidos por fazer algazarra e brigar com frequência na cidade. A agressão foi capturada pelas câmeras de vigilância da casa, que já foram anexadas a ação criminal que está sendo movida contra os transgressores.

Com informações do blog do Luis Cardoso.

LEWANDOWSKI ASSUME O STF.

Vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Ricardo Lewandowski assumiu nesta segunda-feira (14), de forma interina, o comando da mais alta Corte do país. Lewandowski ocupará o posto até o dia 31 de janeiro, quando o recesso do Judiciário se encerra.

O magistrado acertou com Joaquim Barbosa, presidente do Supremo, um revezamento no comando do tribunal durante as férias dos ministros, que tiveram início no dia 20 de dezembro.

Do Bahia Notícia

DEZ DICAS PARA MELHORAR DE VIDA. N. 03.

3. Preste atenção em seu chefe.

Muitos profissionais costumam reclamar por dificuldades de relacionamentos com seus superiores.

Uma das estratégias mais eficientes para lidar com esse tipo de situação é pensar a partir da perspectiva de seu chefe e imaginar o que ele ou ela pensam quando analisam a situação geral de seu trabalho.

Fazer isso pode trazer mais compreensão para determinadas situação e também evitar que você se sinta incompreendido ou irritado.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

ELISA ESTÁ OFICIALMENTE MORTA.

A Justiça de Minas Gerais determinou que seja feita uma certidão de óbito para Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno Fernandes.

Com a decisão, a Justiça reconhece a morte de Eliza, que desapareceu em 2010 e cujo corpo nunca foi encontrado. O reconhecimento prejudica a principal tese da defesa de Bruno, que afirma que a ex-amante está viva.

O júri considerou que Eliza foi assassinada. Macarrão foi condenado em novembro a 15 anos de prisão, incluindo a pena por homicídio. Bruno, ao trocar de advogados, conseguiu adiar o julgamento para março.

A defesa do goleiro considerou a determinação da juíza "esdrúxula" e disse que ela influencia no novo julgamento. "A juíza está tomando a decisão que cabe aos jurados. Ela já decretou, já decidiu que Eliza morreu", afirmou o novo advogado de Bruno, Lúcio Adolfo da Silva. (Folha de S. Paulo)

TEMOS VAGA.

Nenhum ministro do STF será pego pela inexorável compulsória este ano. Há, no entanto, rumores de que o ministro Celso de Mello - decano da Corte - antecipe sua aposentadoria, o que significaria uma perda de experiência muito grande para o Judiciário.

Enquanto isso, no STJ, somente o ministro Castro Meira, no dia 22 de setembro, festejará setenta primaveras, abrindo assim uma vaga a ser ocupada por um desembargador Federal. Mas, antes, é preciso lembrar que há vagas já abertas nestes Tribunais.

Já existem três assentos livres no STJ : um destinado a desembargador Federal (aberto com a ida do ministro Teori para o STF), um para desembargador Estadual (aberto com a aposentadoria compulsória do ministro Massami) e outro para o MP (aberto diante da aposentadoria a pedido do ministro Cesar Asfor Rocha).

Já no Supremo, a comunidade jurídica aguarda a boa vontade da presidente Dilma para que a cadeira do ministro Ayres Britto seja ocupada com a maior brevidade possível. 

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

EXAME DE ORDEM.

A OAB divulgou a lista dos aprovados na 1ª fase do IX exame de Ordem Unificado.

O percentual de aprovação foi de 16,67% entre os presentes, número inferior ao de aprovados na prova objetiva do exame anterior, que registrou 44,75% de candidatos aptos a prestar a 2ª fase.

Tem sido sempre essa gangorra, um exame fácil e ou difícil. É preciso ter uniformidade para evitar críticas.

Exame da OAB não pode ser reserva de mercado.

REFLEXÃO E ARTE

"A vontade de trabalhar para conservar a virtude é maior virtude que todas as mais."

Camilo Castelo Branco

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

E o BEC ?

O Bacabal Esporte Clube, único time profissional da cidade de Bacabal, pode não participar do Campeonato Estadual.

O blog do Louremar informa que em uma reunião realizada na noite de ontem (15) terminou com lamentações e com a certeza de quem ninguém quer assumir os destinos do Clube. A reunião foi convocada em edital para eleger a nova diretoria. Não apareceu nenhum candidato.

Dos vinte conselheiros, apenas seis compareceram para a reunião e decidiram suspender as atividades profissionais, mas até que a decisão seja informada oficialmente, o BEC continua na primeira divisão.

Será que alguém vai salvar o BEC?

Estado do Maranhão atrasa precatórios.

A OAB/MA, acompanha com preocupação o atraso no pagamento, por parte do Governo do Maranhão, dos precatórios inscritos para o exercício de 2011.

Historicamente o Maranhão sempre foi um Estado cumpridor de seus deveres constitucionais, sempre pagou seus compromissos em dia.

“Ocorre que, de 2010, para cá, por razões não necessariamente econômicas começou a haver atrasos nos pagamentos dos precatórios. Depois que diversas instituições da sociedade civil, inclusive a OAB/MA, se manifestaram, os precatórios do exercício de 2010 foram pagos. Mas agora, de 2011 para cá, voltaram os atrasos, e já chega a uma dívida que ultrapassa os R$ 280 milhões”, afirma Ítalo Azevedo, Conselheiro Federal.

Ele relata ainda que o Tribunal de Justiça do Estado já notificou o Governo Estadual para que o mesmo faça a regularização dos pagamentos dos precatórios do exercício de 2011.

Se esses precatórios forem pagos no próximo ano, a Constituição Federal determina que os pagamentos sejam feitos em ordem cronológica. “Isso significa que, por enquanto, não será pago um centavo dos precatórios de 2012. Ou seja, já entraremos 2013 com cerca de R$ 420 milhões de precatórios não pagos nos últimos dois anos”, informa o conselheiro da OAB/MA.

Ítalo Azevedo diz ainda que é importante frisar que o Estado do Maranhão apresenta superávit em suas contas. “A problemática dos precatórios também é uma causa nossa e, portanto, ficaremos atentos quanto à sua resolução”, declara Macieira.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O crime dá audiência. Mas e os mandantes?

O programa ‘Domingo Espetacular’, da Rede Record de Televisão, exibiu à noite uma entrevista com Jhonatan de Sousa Silva, assassino confesso do jornalista Décio Sá e apontado como autor de cerca de 50 outros homicídios.

No site da Record, a repórter Heleine Heringer fala sobre a entrevista que conseguiu fazer com o homem de 24 anos considerado um dos maiores assassinos do Norte e Nordeste do País. A polícia atribui ao criminoso mais de 50 mortes. A entrevista com o assassino foi feita no Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.


Jhonatan de Sousa Silva é o autor dos cinco disparos que mataram o jornalista Décio Sá na noite de 23 de abril do ano passado. Tem 24 anos e é natural da cidade de Xinguara, no Pará. Ele foi preso no dia 5 de junho em uma chácara no bairro Miritiua, no município de São José de Ribamar, por tráfico de drogas. Com ele, os agentes da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) encontraram 10 kg de crack e armas de uso restrito da polícia.

Ele tem várias passagens pela polícia por falsidade ideológica, uso de documentos falsos, e por homicídio. Segundo o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, Jhonatan de Sousa cometeu, comprovadamente, 20 homicídios e, como uma espécie de assinatura, ele sempre executava suas vítimas com dois tiros na cabeça e dois no corpo. O executor também foi contratado para matar o empresário Fábio Brasil, assassinado no dia 31 de março na cidade de Teresina (PI).

Sim, o criminoso está preso, mas e os mandantes dos quase 50 assassinatos vão continuar impune? Basta interroga-lo e a polícia vai descobrir que os mandantes frequentam as altas rodas e até recebem segurança pública.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Assédio sexual e assédio moral.

Não há dúvidas: a mulher está mais sujeita ao assédio sexual em todas as carreiras e isso se deve, principalmente, à cultura brasileira de "objetificação do corpo feminino" e pela ideia enganosa de que mulheres "dizem não querendo dizer sim", já que esse tipo de mentalidade infelizmente permeia toda a sociedade, independente da condição social ou do nível de escolaridade.

Embora sejam fenômenos recentes, os assédios moral e sexual no local de trabalho estão muito presentes no dia-a-dia, e as vítimas, na maioria dos casos, são mulheres. Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) indicam que 52% das mulheres economicamente ativas já foram assediadas sexualmente.

O principal efeito que o assédio sexual produz no contrato de trabalho é a sua dissolução, através do pedido de demissão, abandono de emprego e rescisão indireta (quando a despedida ocorre motivada por ato danoso praticado pelo empregador), afirma a vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministra Maria Cristina Peduzzi.

Segundo a Força Sindical, o assédio sexual é o segundo maior problema enfrentado pelas mulheres no ambiente de trabalho, ficando atrás somente dos baixos salários. O Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo (Sinesp) realizou pesquisa com suas filiadas e destas, 25% disseram ter sido assediadas sexualmente pelos chefes.

COLÉGIO MILITAR - COBRANÇA DE TAXA.

Não existe legalidade na cobrança de taxa de matrícula nem em escolas particulares, podendo a mensalidade ser parcelada em 12 vezes.

A chamada escola Tiradentes, está cobrando uma taxa de R$ 30,00 mas, se bem me lembro, ali funcionava uma escola estadual.

Meus leitores estão questionando e eu devolvo este questionamento à direção da escola. Não que o valor seja exorbitante, mas a cobrança de taxa abusiva é ilegal.

Se for contribuição dos pais de alunos não pode ser obrigatória.

domingo, 13 de janeiro de 2013

COLÉGIO MILITAR - INSCRIÇÕES.

Começam nesta segunda-feira (14) as inscrições para o processo seletivo para o preenchimento de 705 vagas, na 5ª série do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, nas unidades do Colégio Militar Tiradentes de São Luís (324 vagas), Imperatriz (244) e Bacabal (137). As inscrições se estendem até sexta-feira (18).

Para se inscrever no processo seletivo o candidato deve apresentar duas fotos atuais 3x4; cópias da certidão de nascimento ou carteira de identidade; carteira de identidade do responsável legal do candidato e, se o responsável for policial militar, deverá apresentar cópia da identidade funcional ou contracheque.

Quem pretende participar do processo seletivo deve comparecer às unidades de São Luís (Rua do Cema s/nº - bairro Vila Palmeira); Imperatriz (Rua Coriolano Milhomen s/n - bairro Bacuri); e Bacabal (Rua Frederico Leda s/nº - centro), no horário de 8h às 12h e das 14h às 17h30. O candidato deve efetuar o pagamento no valor de R$ 30 no ato da inscrição.

Caso Dercio Sá.

O matador de Dercio Sá vira pop star.

Vai dar uma entrevista exclusiva para o Domingo Espetacular da Record nesse domingo às 18 hs.

Vou aguardar para ver o tratamento que vai ser dado ao bandido. Não aguento mais a forma em que a imprensa e os expectadores valorizam os criminosos e expõem as vítimas.

ORAÇÃO DE DOMINGO.

Não pergunte porque, e nem qual o motivo, pare uns minutos e abençoe.
Abençoe o dia, pois ele é a esperança de realizar seus sonhos.
Abençoe os familiares, pois são o seu alicerce, a base de sua vida.
Abençoe a condução, o seu carro, o ônibus, o metrô, o trem ou o barco, é como você pode se deslocar com rapidez.
Abençoe o clima; bendita chuva que limpa o ar e irriga a terra, bendito o sol que enche de vida o nosso planeta.
Abençoe os professores, que se dedicam a guiar nossos passos.
Abençoe os amigos, sem eles nós não caminhamos.
Abençoe os que nos odeiam, ou carregam inveja ou rancor, são eles que nos motivam a ser cada dia melhores.
Abençoe todos aqueles que duvidam de sua capacidade de realizar, serão a força para o seu sucesso.
Abençoe o alimento que chega até você, ele é fruto do trabalho de alguém, e vai saciar a sua fome.
Abençoe as dificuldades, elas são capazes de exercitar a sua capacidade de realizar.
Abençoe os que te criticam, serão as molas que te impulsionarão para o topo.
Abençoe os que te humilham, pobres infelizes que estão secos por dentro. Orai por eles.
Abençoe os que te caluniam, serão testemunhas da sua honestidade.
Abençoe os que se aproximam de você, e de um crédito a todos, até prova em contrário todos são dignos de confiança.
Abençoe os que te amam de verdade, é por eles que a vida vale a pena ser vivida.
Abençoe o tempo, valorize cada segundo da sua vida, o próximo minuto pode ser o seu minuto de glória, não o desperdice com lamentações.
Abençoe-se, você é a coisa mais importante para Deus neste momento.

Paulo Roberto Gaefke

sábado, 12 de janeiro de 2013

2013 será marcado por novos carros compactos nacionais.

A cada ano o mercado brasileiro fica mais competitivo, atraindo novas marcas, todas de olho na sua fatia do bolo. Mas como os segmentos são basicamente os mesmos, a saída para as empresas é procurar lacunas estratégicas e diferenciações mercadológicas para seus modelos. No caso do ano de 2013, aparentemente a maioria dos novos veículos lançados vai focar na tecnologia embarcada para conquistar o consumidor. O que prova que, aos poucos, o Brasil mostra que tem massa crítica para ter automóveis mais modernos. Coisa típica dos mercados mais maduros.

Boa parte desses novos modelos será fabricada no Brasil, principalmente por conta dos estímulos tributários à produção local promovido pelo programa governamental Inovar-Auto. A Peugeot, por exemplo, chega com um produto recém lançado na Europa. A marca francesa vai lançar em abril o 208, compacto que foi apresentado mundialmente no primeiro trimestre deste ano. A produção será em Porto Real, no Rio de Janeiro, onde também já é feito o Citroën C3, carro com quem ele compartilha a plataforma.

Os motores também devem ser iguais aos do C3. Espera-se, portanto, um 1.5 de 93 cv e um 1.6 de 122 cv. O diferencial do 208 deve ser a lista de equipamentos, mais recheada e com direito a sistema de entretenimento com tela sensível ao toque. Outro que vai ganhar cidadania brasileira é o New Fiesta. A Ford vai fabricar o modelo no Brasil a partir de 2013 e pretende diversificar a linha com versões mais simples e mais baratas.

Uma das grandes dúvidas para 2013 é em relação à sétima geração do Volkswagen Golf. O médio foi apresentado na Europa no Salão de Paris e já foi especulado diversas vezes para chegar ao Brasil. Ele viria para finalmente aposentar o Golf de quarta geração, ainda à venda por aqui em uma versão com alguns "facelifts". Uma das possibilidades é que ele seja feito em São José dos Pinhais, no Paraná, e seja vendido com motor 1.4 turbo e câmbio de dupla embreagem nas versões mais caras. A produção do novo Golf em solo nacional pode até abrir espaço para a fabricação do novo Audi A3 no Brasil. Os dois modelos compartilham diversos elementos e a Audi já até afirmou que pretende voltar a fazer carros no Brasil. De qualquer maneira, a nova geração do A3 será importada a partir de fevereiro.

Além de Volkswagen, Hyundai, Ford e Citroën devem dar atenção ao segmento de hatches médios no ano que vem. A fabricante coreana vai iniciar as importações da segunda geração do i30 já em janeiro. E com preços bem mais salgados. Mais equipado, o novo i30 vai custar cerca de R$ 70 mil e vai ser equipado com o motor 1.6 flex de 128 cv que é usado pelo HB20. Já a Ford e Citroën vão continuar investindo em suas fábricas argentinas para as novas gerações de Focus e C4. O Ford deve manter o motor 2.0 Duratec em algumas versões, mas terá um 1.6 Ecoboost nas configurações mais caras. Já o C4 vai apostar em um desenho mais elegante e com menos curvas do que o atual. Também está prevista uma variante com motor 1.6 THP ainda para 2013.

Outra marca que aposta nos médios é a Nissan. A fabricante japonesa vai importar do México a nova geração do Sentra, sedã que ficou mais elegante e ganhou alta dose de conforto a bordo. Ainda entre os sedãs médios, a Honda vai lançar versões do Civic com o mesmo motor 2.0 do CR-V ainda em janeiro.


Depois de ter sido a marca mais "novidadeira" de 2012, a Chevrolet vai continuar em 2013 com a mesma estratégia. Mas, além das novas gerações de modelos já presentes no mercado, a marca norte-americana vai se aventurar em novos segmentos. Um deles é o de utilitários compactos. A venda do Tracker no Brasil já está confirmada, para disputar mercado com o Ford EcoSport e o Renault Duster. O modelo será importado do México e deve receber o motor 1.8 de 140 cv igual ao do Cruze.


O ano que vem também deve marcar um retorno bem esperado. A Fiat ainda não dá como certo, mas a volta da Alfa Romeo ao Brasil é bem provável para 2013. Os carros da fabricante italiana seriam vendidos nas concessionárias da Chrysler, integrante do Grupo Fiat. O mais cotado para ser vendido aqui é o MiTo, compacto feito na plataforma do Punto europeu mais moderno que o brasileiro, com direito a suspensão traseira multilink e que tem sob o capô o moderno motor 1.4 MultiAir. (Por Rodrigo Machado - Auto Press)

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

10 dicas. N 02.


2. Pare de tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo

Fazer muitas coisas ao mesmo tempo faz com que o resultado geral de seu trabalho seja medíocre. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, mostrou que os profissionais que são extremamente multitarefa mantendo várias conversas de e-mail, telefones e outros trabalhos ao mesmo tempo não conseguem manter o mesmo nível de atenção, rendimento e qualidade do que aqueles que mantêm um ritmo equilibrado de trabalho.

BURACABAL.

Para os que dizem que Lisboa não recebeu dinheiro pra asfaltar Bacabal, saiba que o dinheiro veio e já voou.

As informações prestadas pelo blog do Sérgio Matias confirmam que a Pavimentação e Recapeamento Asfáltico deveria ter sido feito nas ruas do Centro, Magalhães de Almeida, Centro Cultural, Jorge Jose de Mendonça, Teixeira de Freitas, Travessa Teixeira de Freitas e Raimundo Correia.

O valor do convênio com o Ministério do Turismo: R$ 1.950.000,00

Já foram liberados R$ 1.919.190,00, desse total R$ 1.413.945,00 chegaram aos cofres da prefeitura de Bacabal exatamente no último dia de mandato do ex-prefeito Raimundo Nonato Lisboa (31/12) e a justiça de Bacabal não bloqueou nada.
E agora, quem paga pelo desvio do dinheiro público?

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

10 dicas para ser cada vez melhor.

Um desempenho exemplar e força de vontade fazem toda a diferença para que sua carreira se desenvolva cada vez mais. Sem a iniciativa de procurar ser um profissional cada vez melhor e mais capacitado, você corre o risco de ficar estagnado em empregos e empresas que muitas vezes não correspondem às suas expectativas de carreira.

Confira 10 dicas que irão ajudar você a alcançar seus objetivos e ser cada vez melhor:

1. Se organize.

E-mails, mensagens, ligações e muitas outras tarefas que são aparentemente mínimas podem se acumular e atrapalhar seriamente o seu rendimento durante o expediente. Para evitar que esse tipo de problema ocorra, é necessário se organizar. O controle de sua caixa de entrada de e-mails, por exemplo, é essencial. Apague mensagens desnecessárias e de propaganda, responda os e-mails urgentes assim que recebê-los e guarde em pastas tudo aquilo que pode ser resolvido depois. No caso de ligações telefônicas, você pode fazer uma lista de todas as pessoas que precisa retornar ou contatar ao longo do dia, alinhando essas conversas com o resto de suas tarefas.

Amanhã tem mais.

Leia mais tarde.

Dicas para alcançar seus objetivos.

Não Perca amanhã: BURACABAL.

SOBRE NEPOTISMO.

Palavras como ficha limpa, pedofilia e nepotismo são utilizadas sem nenhum critério pela imprensa, por não ter conhecimento de sua aplicação. Em Bacabal a palavra tá na moda, mas será que é ilegal ?

Nepotismo é um termo utilizado para designar o favorecimento de parentes ou amigos próximos em detrimento de pessoas mais qualificadas, geralmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos, e é uma palavra que derivado latim.

Na ausência de dispositivos legal para proibir a perniciosa prática, em agosto de 2008, o Supremo Tribunal Federal (STF) editou a Súmula Vinculante nº 13, na tentativa de impedir o nepotismo em todos os órgãos do Estado, incluindo as estruturas do Poder Executivo e Legislativo, bem como as pessoas jurídicas da Administração Pública indireta (autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista). Estabelece a referida Súmula:

“A nomeação de cônjuge, companheiro, ou parente, em linha reta, colateral ou por afinidade, até o 3º grau inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta ou indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.“

Contudo, ficam ressalvadas as nomeações realizadas para os cargos políticos de Ministro do Estado, Secretário Estadual e Municipal, conforme decisão proferida pelo STF no Agravo Regimental em Medida Cautelar em Reclamação nº 6650/PR.

Portanto, nepotismo não é crime, mas é prática ilegal, salvo a nomeação de parentes nos cargos políticos como Secretário Municipal e seus respectivos adjuntos é legal. No caso do governo Zé Alberto só se tem conhecimento da nomeação de dois parentes, a esposa e a irmã, ambas secretárias municipais, não havendo ilegalidade nessas nomeações.


A maior crítica a respeito da redação da Súmula Vinculante nº 13, é que, na tentativa de alcançar o maior número de situações possíveis, acabou por criar um texto de difícil compreensão, sem apontar os meios para sua correta aplicação e fiscalização.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Diretoria da OAB/MA, eleita para o triênio 2013/2015, será empossada dia 10.

A solenidade acontecerá a partir das 20h no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.


Conheça os novos dirigentes da OAB/MA 2013/2015:

Presidente: Mário Macieira
Vice-presidente: Valdênio Caminha
Secretário-geral: Carlos Augusto Macedo Couto
Secretário-Geral Adjunto: Ulisses Martins
Tesoureiro: Marco Antonio Coelho Lara

Conselheiros Federais Titulares
Raimundo Ferreira Marques
José Guilherme Carvalho Zagallo
Valéria Lauande Carvalho Costa

Conselheiros Federais Suplentes:
Daniel Blume Pereira de Almeida
Maria Helena de Oliveira Amorim
Rodrigo Pires Ferreira Lago

Conselheiros Seccionais:
Adriano Jorge Campos
Alba Maria Lins
Alex Oliveira Murad
Ananda Farias de Sousa
Anne Karole Fontenele de Brito
Carlos Henrique Falcão de Lima
Carlos Sérgio de Carvalho Barros
Cláudia Regina da Silva
Darci Costa Frazão
Erivelton Lago
Everton Pacheco Silva
Felipe Costa Camarão
Geomilson Alves Lima
George Henrique Santo Sousa
Heleno Mota e Silva
Ítalo Fábio Gomes Azevedo
Ivaldeci Mendonça Júnior
José Edmilson Carvalho Filho
Kleber Moreira Luis Antonio Câmara Pedrosa
Norberto José da Cruz Filho
Pedro Duailibe Mascarenhas
Rodrigo Maia Rocha
Sidney Filho Rocha
Vandir Bernardino Júnior
Windsor Silva dos Santos

Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão
Presidente: Gerson Silva Nascimento
Vice-Presidente: Teresinha de Fátima Marques Vale
Secretário-Geral: Aldinei Abreu Farias
Secretária-Geral Adjunta: Rosimeire de Freitas Barros
Tesoureiro: Valter de Jesus Praseres

Suplentes:
Antonio José Garcia Pinheiro
Deila Barbosa Maia
Antônio de Pádua Cortez Moreira Júnior

Ameaça não assusta.

Todo sucesso tem seu preço.

O Cia do Direito tem sem tornado um dos principais intrumentos de opinião do povo de Bacabal, mas isso tem incomodado os decrépitos membros da corte caída.

Agora deram para postar, diariamente, comentários que pensam ser anônimos.

Então segue um aviso aos navegantes. O Cia não faz acusações pessoais, não publica ofensas e somente analisa fatos de pessoas públicas.

Portanto, quem quiser publicar denúncia é só se identificar.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

CASA DE FERREIRO, ESPETO DE PAU.

Depois de tantos escândalos nas eleições seccionais, com acusações de compra de votos na eleição da OAB em muitos estados, inclusive o Maranhão, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) apresentou o Projeto de Lei 4174/12 que prevê as mesmas regras da legislação eleitoral vigente para as eleições de integrantes de todos os órgãos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Se aprovado, passará a valer também para esses pleitos, por exemplo, as determinações da chamada Lei da Ficha Limpa e à Lei Complementar 64/90 (Lei de Inelegibilidade).

Atualmente, o Estatuto da OAB (Lei 8.906/94) não impõe restrições a candidatos a seus órgãos.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Agradecimento.

Por Natália Duda (vereadora)
Quero agradecer primeiramente a Deus por essa vitória, agradecer a toda minha familia por esta presente em todos os momentos da minha vida e agradecer aos amigos e em especial aos 1.330 eleitores que hoje não considero eleitores e sim amigos.

Que Deus abençoe a todos e que este ano seja repleto de alegria, paz , saúde e muita prosperidade para todos bacabalenses.

Obrigada por tudo feliz 2013 a todos !

Sobre acúmulo de cargo.

“De acordo com o inciso XVI do artigo 37 da Constituição Federal de 1988, fica “vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários, [...]

a) a de dois cargos de professor;
b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; e
c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas”.

A partir da interpretação dos referidos dispositivos constitucionais, conclui-se que o cargo de secretário municipal, de natureza eminentemente política, não é passível de acumulação com emprego ou cargo público efetivo ou comissionado.

De igual maneira, ainda que a acumulação seja com outro emprego ou cargo privativo de profissionais de saúde, não será  possível a acumulação com o cargo de Secretário Municipal de Saúde, haja vista que a vinculação à referida pasta não afasta a natureza predominantemente política de tal cargo.

O excelente começo de Fábio Câmara...

por Marco D'Eça

Nenhum dos novos vereadores eleitos em São Luís teve um início de mandato tão positivo quanto o peemedebista Fábio Câmara.
Desde a eleição, em outubro, Câmara tem se destacou pela postura firme, pela lealdade e principlamente pelo poder de articulação política, demonstrado sobretudo na eleição da Mesa Diretora da Câmara.

- Um homem público não pode perder o caráter. E o caráter é formado também pela lealdade que ele mostra aos seus aliados com a segurança na palavra dada - argumenta ele.

Sua postura de dignidade recebeu elogios dos colegas vereadores veteranos e ampliou a admiração que os novatos tiveram dele desde o primeiro dia de reuniões.

Na vitória de Isaias Pereirinha (PSL) contra o rolo compressor da administração Edivaldo Júnior (PTC), Fábio Câmara mostrou a mesma lealdade com a qual iniciou a vida pública.

Lealdade que o faz reconhecer – mesmo rompidos há anos - a importância que teve o deputado estadual Roberto Costa (PMDB) em sua trajetória.

- Não posso deixar de reconhecer que ele abriu as portas do PMDB para mim. Foi lá que comecei, como contínuo, e cheguei à Câmara Municipal, com votação consagradora. Não fosse ele, certamente não estaria aqui - explica ele.

Menino pobre da região da Madre Deus, negro, Fábio Câmara chegou à política com a determinação de quem sabe onde quer chegar. Assim, resistiu aos bombardeios de adversários, aos ataques infundados e à covardia dos inimigos.

Até se eleger vereador.

Desde as articulações da eleição na Câmara, o peemedebista passou a ser uma referência entre os novatos e uma segurança para os veteranos.

E isto é só o começo…

Câmara Municipal

domingo, 6 de janeiro de 2013

Caos no trânsito.

Em novembro de 2012, com a ausência de políticas municipais de organização de transito, o juiz José Francisco de Souza Fernandes, assumiu o papel de prefeito e  baixou portaria determinando mais rigor na fiscalização.


Nem preciso dizer que nada aconteceu, basta apenas andar pelas ruas.

Fica o desafio ao prefeito Zé Alberto que precisa, nos próximos dias, realizar ações de fiscalização das normas e do porte de carteira de habilitação pelos motoristas de veículos automotores e motocicletas.

Seria prudente seguir como sugestão a realização de blitz em Bacabal após as 22h aos sábados e das 14h às 19h aos domingos.

Não podemos nos acostumar com a desculpa que é preciso esperar porque o governo está no início. 

ORAÇÃO DE DOMINGO.

Soberano Deus e Eterno Pai!
Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: Física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar.

Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim! Nessa hora seja desfeito todo mal, em nome do Senhor Jesus.

Envia anjos ao redor de sua vida e faz dela mais que vencedora... Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.

sábado, 5 de janeiro de 2013

REFLEXÃO E ARTE.


"A vida tem suas encruzilhadas, como outros caminhos da terra."
Machado de Assis

BOCA NO TROMBONE.


O blogueiro Sérgio Matias está botando pra ferver. Com denuncias sérias e sem medo de ser feliz. O cia do Direito apóia esse manifesto.  

Blogs 'linha dura' incomodam e já são alvos de complô.


Abrace essa causa!
Está se tentando formar na cidade de Bacabal um verdadeiro complô no sentido de calar a voz dos blogueiros, principalmente daqueles que não se submetem aos caprichos e desvaneios de politicos ladrões, empresários corruptos e dondocas bacanas que não suportam ser contrariadas.

Há aqueles que acreditam que só usando da violência se resolve, outros preferem apostar que fechando as portas muito em breve iremos nos calar, até quem sabe, morreremos de fome.

Eu particularmente já aguardo ansioso que duas determinadas figuras 'CLASSE A' cumpram a promessa que fizeram. Tô doiodinho pra jogar "farinha no ventilador".

Eles que tirem seus sorrisos falsos do caminho que nós queremos passar com a nossa dor.

Dor de ver tantas pessoas honestas e batalhadoras passando dificuldade financeira em virtude do não pagamento dos seus salários, dos nossos filhos morrendo nas portas dos hospitais e centros de saúde. De empresários larápios e estupradores saindo da cadeia pela porta da frente e sorrindo da cara da sociedade...

SAÚDE DE BACABAL- SAINDO DA UTI?

Após a posse dos Secretários, na quinta-feira (3), foi a vez de adjuntos, diretores de departamentos, superintendentes e coordenadores de setores da saúde municipal.

Esses serão os novos atores que terão a missão de resgatar a confiança do povo na saúde de Bacabal.


Luis Gonzaga de Carvalho Neto (Lula) – Diretor Geral do Centro de Especialidades Dr. Coelho Dias

Jane Wilma Aguiar da Silva – Diretora do Hospital Materno Infantil da SEMUS.

Jacob de Oliveira Veras – Diretor Administrativo do Pronto Socorro.

Ozino Cutrim Santos Neto – Diretor Geral do Pronto Socorro

Fabiane Martins Cardoso da Conceição – Diretor Geral do SAMU

Kelcimar Virgino Silva – Superintendente de Vigilância em Saúde

Silas Duarte de Oliveira – Superintendente de Atenção à Saúde

Rômulo Felipe Magalhães Nogueira – Coordenador do Programa DST/AIDS – CTA DA SEMUS

Kellen Cristina Araújo – Coordenadora do Departamento de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) da SEMUS
Isabel Alessandra Bezerra Miranda – Coordenadora do Programa Saúde Bucal da SEMUS

Deusami Ribeiro da Costa Pessoa – Coordenadora da Assistência Farmacêutica da SEMUS

Karine Macedo do Vale Silva – Coordenadora do CAPS ( Centro de Atenção Psicosocial)

Maria Adélia Lemos – Coordenadora de Enfermagem do SAMU

Raimundo Nonato Vieira Alves – Coordenador de Transporte da SEMUS.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

SUBINDO DEGRAU POR DEGRAU.


No dia 02 de Janeiro o Cia do Direito ultrapassou a marca de 500 acessos dia.

Continuamos agradecendo aos leitores e reafirmamos o compromisso com a democracia da informação.

Em nome do senhor ou contra os irmãos?

Um leitor assíduo do blog fez um comentário que merece reflexão.

No momento que se aborda a forma imoral de se ganhar dinheiro em Bacabal, trago-lhe um tema que muito me intriga. Se levarmos em consideração a acentuada falta de cultura e de emprego em Bacabal, isso deve ser dado destaque:

É incalculável a quantidade de "templos evangélicos" que estão surgindo aí em Bacabal, com respeito às igrejas consolidadas, repito, com todo respeito às tradicionais de qualquer religião, mas não está na hora de haver uma fiscalização para coibir essa atividade empresarial?

Pois basta alguém decorar algumas passagens bíblicas, ter a coragem de praticar a oratória e de posse de um microfone inicia a aliciação dos incrédulos e necessitados que retiram dos seus míseros salários, o chamado dízimo para enriquecer esses contraventores.

Qual é a diferença entre essa atividade e a agiotagem ?

Com a palavra o Ministério Público.

Colônia de Férias.


Ótima oportunidade para país e filhos. A colônia de férias do Sesi oferece lazer e educação fora do período escolar. Educação e diversão alcance de todos.

A colônia funcionará de 8 às 12 horas e será oferecido aos participantes: Oficinas de biscuit, Oficinas de pintura de rosto, Banho de piscina, Brinquedos Infláveis, Palestras educativas, Oficinas de brinquedos recicláveis e Lanche saudável.

Custo por participante é de apenas R$ 20,00 reais até o dia 07/01. Esclarecimentos pelo fone (99) 8123-0842.
Parabéns à diretora Magna Nascimento.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Três Folia


O grupo FOLIA DE TRÊS formado pelos cantores Serginho Carvalho ,Simone Mouzzy e cantor bacabalense Emanuel de Jesus comemora cinco anos de folia e se prepara para a temporada do Carnaval do Maranhão 2013. 

A folia é de três, mas a alegria é de toda gente!!! 

Contatos para shows: (98) 8104-2848/8702-9382;

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Aprovado calendário de feriados forenses de 2013.

O calendário possibilita o planejamento das atividades 

O Pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) aprovou ato que relaciona os feriados, pontos facultativos e suspensão de expediente no Judiciário estadual durante o ano de 2013.

CALENDÁRIO – Não haverá expediente nos feriados de 1º de Janeiro (Ano Novo); 11 e 12 de fevereiro (Carnaval); 28 de março (quinta-feira santa); 29 de março (sexta-feira santa); 1º de maio (Dia do Trabalho); 30 de maio (Corpus Christi); 28 de outubro (Dia do Servidor Público); 15 de novembro (Proclamação da República); 25 de dezembro (Natal).

Não haverá também expediente judiciário nas comarcas do interior nos feriados definidos em lei municipal.

São considerados pontos facultativos no âmbito do Poder Judiciário estadual os dias 13 de fevereiro (quarta-feira de cinzas) e 27 de março (Semana Santa).

O expediente será suspenso nas seguintes datas, compreendidas entre feriados e finais de semana: 31 de maio (sexta-feira que sucede ao feriado de Corpus Christi); 24 de dezembro (terça-feira que antecede ao Natal); 31 de dezembro (terça-feira que antecede ao Ano Novo).

Nos dias em que houver suspensão de expediente forense, o mecanismo de apreciação dos requerimentos judiciais permanece como de “natureza urgente” e seguirá nos plantões.

asscom@tjma.jus.br

terça-feira, 1 de janeiro de 2013


Adeus ano velho.
Feliz Ano Novo.
Que tudo se realize, no ano que vai nascer.

São os votos do Cia do Direito para toda a família bacabalense.