De acordo com a especialista, os efeitos da tristeza pós-férias podem ser minimizados com planejamento. “Se for viajar, o ideal é voltar com um pouco de antecedência, para não se sobrecarregar logo na primeira semana”, diz. Assim, vale a pena se programar para não acumular, de repente, a volta ao trabalho, aos estudos e à rotina desgastante.
“Nos últimos dias das férias, é recomendável retornar às atividades gradativamente”, sugere. Dormir mais cedo, fazer refeições nos horários adequados e programar a cabeça para as obrigações que vem pela frente são exemplos de atitudes que podem ser tomadas.
Outra dica que pode ajudar na readaptação é tentar manter algumas atividades prazerosas realizadas durante as férias, como praticar exercícios, dormir melhor ou se dedicar aos hobbies. “Caso contrário é mesmo frustrante, pois nas férias o indivíduo tem tudo que lhe dá satisfação e o faz sentir bem e, de volta à rotina, ele fica sem nada”, explica a psicóloga.
“Quanto mais suave a transição, mais a pessoa conseguirá manter os benefícios de férias. Se ela se estressar já na primeira semana, precisará esperar mais 11 meses para descansar e ter esses bons momentos”, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário