Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, atualmente trabalha como consultor de prefeituras e camaras municipais.. Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. - Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). - Procurador Geral do Municipio de Bacabal (2009 a 2011) - Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

ERROS GRAMATICAIS.

Em respeito ao meu leitor que não erra na lingua portuguesa e ainda me ajuda a revisar meus textos, publicamos a ajuda do professor Paulo de Tarso.

1º) A econômia mundial faz projeção positiva para 2012.
Devido à semelhança visual e por um momentâneo descuido de quem escreve, acontece o cruzamento de algumas palavras. Por exemplo, econômico deve ser acentuado, mas outras palavras da família não: economicamente, economia, economizar etc. Quando o acento aparece em lugar indevido, somos, geralmente, traídos pela nossa memória visual. Observe alguns erros comuns: cafézinho, melância, sózinho, secretária (o lugar), recíprocamente, jurídicamente, juíz, emergêncial, sómente, compôr, repôr. Essas palavras devem aparecer sem acento.

2 comentários:

  1. Fiquei feliz pelo post, um forte abraço Dr. Rogério. Espero que não me leve a mal. A palavra é o objeto do comunicador, logo, deve ser perfeita.

    Feliz 2012 !!!

    ResponderExcluir
  2. avisa para o sergio mathias que a palavra "rodo" não tem acento. ele colocou um post com o seguinte título: "Passando o rôdo". pegou mal

    ResponderExcluir