Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, atualmente trabalha como consultor de prefeituras e camaras municipais.. Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. - Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). - Procurador Geral do Municipio de Bacabal (2009 a 2011) - Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Corrupção e bandidagem.


Há muito sabemos que estes dois ingredientes do titulo estão instalados no nosso país, talvez até já institucionalizados. No entanto temos obrigação de reagir e indignarmo-nos, com tamanha parcimônia diante dos fatos que diariamente vemos divulgados através dos meios de comunicação, afinal precisamos melhorar sempre o mundo para as futuras gerações, de nossos filhos, netos e assim sucessivamente, esta é uma obrigação e não favor.

As passeatas acontecidas e convocadas pela rede social contra a corrupção são um grande inicio, tendendo a aumentar em todas direções e indicadores, chamando mais indignados à se manifestarem, precisando de maior objetividade para expurgar os corruptos e tirar os bandidos dos esconderijos e/ou dos mantos e cargos ocupados de forma a dissimular e proteger os seus atos escusos e ilícitos.

"Acho que o Poder Judiciário é o menos corrupto" e "... bandidos escondidos atrás da toga", são as frases motes para que seja deflagrada uma verdadeira avalanche contra os corruptos e bandidos, tendo certeza que um está inserido no outro. Esta é à hora.

A primeira frase foi dita pela ministra e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal em entrevista recente à revista Veja, vejam bem, ex-presidente da Corte Suprema do país, ministra Ellen Gracie, admitindo e declarando a existência disseminada em todos os poderes constituídos, aceitando como se fosse a corrupção uma "instituição" estabelecida. Será que é?

A segunda frase foi dita pela procuradora geral de Justiça, ministra Eliana Calmon, quando tomou posição contrária à Associação Nacional dos Magistrados, que procura restringir o poder investigatório e punitivo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em matéria de atos e desvio de conduta dos magistrados. Espantoso e questionável é o posicionamento contencioso e paliativo do ministro presidente do STF e também do CNJ, Cezar Peluso, favorável a tal engessamento. Será por não ser a Presidência cargo vitalício?

O fato de querer que a ministra Eliana Calmon declare nome, endereço e CPF dos bandidos escondidos atrás de togas, é uma utopia, pois se feita uma avaliação investigatória de forma plebiscitária, a quantidade de aposentadorias compulsórias seria enorme.

Sobre a declaração da ministra Ellen Gracie, só não tenho certeza de qual é o poder menos corrupto, no entanto concordo com a magistrada, quando expressa que todos os Poderes são corruptos. Quanto à procuradora, ministra Eliana Calmon, parabéns pela coragem de dizer publicamente o que todos sabem e não tem meios, tribuna ou poder para algo fazer, a senhora com certeza os têm. Liste-me como mais um dos milhares de fãs, que por sua coragem e dignidade, ganhou.

Embora seja vergonhoso e decepcionante, admitirmos esta realidade nacional, existe a esperança interminável, que os movimentos orientados pelos que não agüentam mais esta situação executados pela maioria jovem, para os quais o país será entregue, estabelecerá fator preponderante para a crescente diminuição desta deplorável realidade. Juntos e organizados, podemos refazer a imagem do Brasil, colocando a margem dos processos sociais existentes, pessoa com o perfil de corrupto e bandido, a parti de uma base educacional estruturada, deixaremos de aceitar tais comportamentos como normais.

Paulo Roberto Tinoco Silva Advogado
O Estado do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário