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Advogado militante no Estado do Maranhão, atualmente trabalha como consultor de prefeituras e camaras municipais.. Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. - Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). - Procurador Geral do Municipio de Bacabal (2009 a 2011) - Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

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segunda-feira, 24 de outubro de 2011

É necessário conhecer antes de julgar.

Com a grande repercussão alcançada pelos recentes atendimentos bem sucedidos do Pronto Socorro Municipal, criou-se um debate sobre a qualidade do serviço público de saúde e este blog pretende mostrar os dois lados da moeda. Recebi uma crítica forte (leia o comentário), mas educada, sobre o mal atendimento e resolvi postar novamente a matéria, para dar mais espaço ao cidadão. Elogiar o serviço público, quando bem sucedido, é sinal de maturidade, mas criticar o mal atendimento é direito do cidadão.

segue a matéria:

Estive por duas noites consecutivas acompanhando dois amigos, no Pronto Socorro Municipal de Bacabal. Por coincidencia, os dois tiveram fraturas no pé e eu, que também já quebrei o meu, solidarizei-me com suas dores.

Durante o atendimento, que pode ter sido favorecido pela minha amizade com vários profissionais de saúde, fiquei observando a dinâmica dos outros atendimentos. O hospital é uma casa de saúde pública, mas o paciente tem sala de espera e aguarda sentado o seu atendimento. Não existem filas, não existem macas nos corredores. Os profissionais trabalham em ritmo frenético, médicos, enfermeiros e demais profissionais.

De repente chegam três ambulâncias, duas do Samu e uma de Lago Açú, com um esfaqueado. Imediatamente pensei. É agora, o sistema não vai atender a todos.

Para minha grata surpresa, o atendimento foi feito sem alteração da rotina. Apesar da tensão causada pelas emergências sucessivas, o trabalho foi feito. O amigo Dr. Gilvam, que é médico, vendo-me impressionado com todo o movimento me disse: emergência é assim.


Não sei se melhorou ou se víamos apenas um lado da história, mas certamente o que assisti não é, nem de longe, o caos na saúde. Pelo que me informaram, falta ainda algumas especialidades e mais profissionais para revezamento de turno.

Sempre desejamos o melhor, e depois queremos melhorar ainda mais. Fica aqui o meu aplauso aos profissionais que vi atuando e aos que não vi, para lhe fazer justiça. Fica também a cobrança à administração, Parabéns pelo que temos e vamos melhorar.

2 comentários:

  1. Infelizmente não é isso o que vemos, não posso dizer que você estar faltando com a verdade. Porque se um amigo do advogado do prefeito foi bem atendido, não posso dizer o mesmo de mim se aparecer lá com o pé quebrado. Já fui vitima de uma torção no pé e posso lhe garantir que não fui bem atendido, além de ter passado horas esperando um medico (o mesmo Dr. Gilvam), e nem se quer um tecnico em enfermagem veio ao meu atendimento.
    Realmente necessario conhecer antes de julgar.

    André.

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  2. Eu como uma cidadã comum e totalmente avessa a situação política deste município, concordo com a critica, ela está completa. Sabemos que falta muito ainda, mas temos sim que parabenizar os profissionais do Pronto Socorro Municipal e SAMU... Eles fazem o que podem e o que deve ser feito.

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