O professor Raimundo Sirino Rodrigues Filho, do Departamento de Ciências Agrárias do Centro de Estudos Superiores de Bacabal (Cesb) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), defendeu sua tese de conclusão do Doutorado em Agronomia, realizado pelo Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter), resultado do convênio celebrado entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Uema.
O professor doutor Sirino com a Banca Examinadora no prédio do CCA
A apresentação aconteceu nas dependências do Programa de Pós-Graduação em Agronomia do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Campus Paulo VI, para uma banca examinadora composta pelos professores doutores: Lourival Ferreira Cavalcante, Francisco Assis de Oliveira, Walter Esfrain Pereira (Orientador), Adilson David de Barros e Alberício Pereira de Andrade.
O professor Raimundo Sirino desenvolveu como base para a elaboração de sua tese, uma pesquisa com a cultura do pinhão-manso no Estado da Paraíba. A pesquisa foi realizada no campo experimental da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e avaliou o comportamento da cultura do pinhão-manso irrigado com águas salinas e residuárias de esgoto doméstico bruto (não tratado).
Com o trabalho do professor Sirino, o Dinter em Agronomia que, na Uema, está sob a coordenação do professor José Ribamar Gusmão Araújo/CCA, completa a sua quinta defesa de tese.
Ao final da apresentação, o professor Raimundo Sirino, foi considerado aprovado e recebeu o título de Doutor em Agronomia pela UFPB. A importância do trabalho foi resumida nas palavras do professor Sirino “trabalhos com espécies vegetais de nossa flora, principalmente com aquelas que são fontes alternativas de energia e, ainda, vislumbrando o aproveitamento de águas com qualidade inferior na agricultura, representa um grande avanço na conquista da soberania plena de nosso país”.
Lugar: Uema-São Luís
Fonte: ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário