Deputado chama Sarney de mentiroso e contesta indicador sobre saúde do MA
O líder do Bloco Parlamentar de Oposição (BPO), Marcelo Tavares (PSB), contestou, na sessão desta segunda-feira (5), os indicadores de saúde no Maranhão, apresentados pelo Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS) e publicizados pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB), através de artigo publicado no jornal O Estado do Maranhão neste final de semana. Tavares afirmou que o artigo do senador maranhense está “completamente equivocado”, uma vez que dá unicamente a filha, governadora Roseana Sarney, o crédito pela melhoria do Maranhão no IDSUS.
O deputado classificou o artigo de “mentiroso”, que não teria “nenhuma relação com a verdade”. Marcelo Tavares justificou dizendo que os anos que serviram como base para o índice foram os de 2007 e 2008, quando Jackson Lago era governador. Ele destacou ainda que em 2009 o governo foi parte Jackson e parte Roseana.
“Primeira mentira: não é de responsabilidade de Roseana; segunda mentira: diz que há melhoria da colocação no Maranhão. É a primeira vez que esse índice é divulgado, então não houve uma divulgação anterior para dizer que melhorou agora”, explicou Marcelo.
De acordo com o parlamentar socialista, a terceira mentira “é dizer que a melhoria, que não aconteceu, é ocasionada pelo programa ‘Saúde é Vida’, do Ricardo Murad [secretário de Estado de Saúde]”, porque o único hospital inaugurado pelo “Saúde é Vida” foi o de Lago dos Rodrigues, de 20 leitos, no ano de 2010.
Marcelo ressaltou ainda que todos os índices utilizados são referentes aos programas do governo federal feitos diretamente com os municípios, como, por exemplo, o PSF (Programa Saúde da Família). E explicou que a variante principal para compor esse índice do IDSUS é o numero de equipes da Saúde da Família, “que é um programa do governo federal e não da governadora, mas, infelizmente, o nosso Estado é um dos de pior situação social do Brasil, não digo isso com nenhuma alegria. Agora, mentira, nós não vamos aceitar”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário