O Garantia Safra é um seguro destinado aos agricultores familiares dos municípios que estão na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que inclui a região do Norte de Minas Gerais e os nove estados do Nordeste.
O agricultor aderido recebe um seguro quando é verificado que ele teve uma perda igual ou superior a 50% da sua lavoura ocasionada por seca ou excesso hídrico. Em caso de perda, o agricultor recebe um seguro no valor de R$ 680,00, pagos em cinco parcelas.
Apesar de Bacabal ter muitos agricultores com perdas pelas cheias do Rio Mearim, o município não foi incluído. Participaram do curso, técnicos de 20 dos 28 municípios que fizeram adesão ao seguro na safra 2011/2012: Chapadinha, Buriti, Mata Roma, Anapurus, São Benedito do Rio Preto, Brejo, Paulino Neves, Duque Bacelar, Nina Rodrigues, Presidente Vargas, Itapecuru-Mirim, Santa Rita, Matões do Norte, Miranda do Norte, Cantanhede, Pirapemas, Vargem Grande, Belágua, Água Doce do Maranhão e Tutóia. Além do treinamento no acesso ao novo sistema totalmente informatizado, também foram esclarecidas dúvidas dos técnicos sobre o preenchimento dos laudos de vistoria.
O próximo curso de capacitação para acesso ao sistema SEAF será em Coroatá, nesta quinta-feira (29), no Centro de Treinamento da Secretaria de Saúde, com início às 8h da manhã, reunindo técnicos de oito municípios: Dom Pedro, Alto Alegre, Pio XII, Codó, Coroatá, Caxias, Pedreiras e Trizidela do Vale.
As informações são da Secom do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário