Evidente que não.
Figura: Veia safena magna, localizada em toda a extensão do membro inferior (desde a virilha até o tornozelo).Como é o pós-operatório?
Na grande parte dos casos, o paciente chega à UTI sedado com o uso do respirador, devendo acordar em torno de duas horas de UTI. Em alguns serviços de cirurgia, o paciente já chega à UTI acordado sem o uso do respirador. Até a retirada do tubo para respirar, não é possível falar, devendo se comunicar apenas por gestos. Ao acordar, o paciente se depara com uma série de tubos, cateteres e sondas:
Dreno mediastinal e torácico: tubos colocados no tórax para retirar o sangue coletado depois da cirurgia. Geralmente é retirado entre o primeiro e segundo dia de pós-operatório;
Cateter venoso central: acesso venoso instalado no ato da cirurgia, geralmente na região do pescoço, utilizado para a infusão de drogas, soros e registrar a pressão dentro do sistema venoso. Retirado normalmente quando não se tem mais necessidade de medicações endovenosas; Sonda vesical: sonda para controle da diurese que geralmente fica até o segundo dia de pós-operatório; monitorização cardiológica: fios conectados à pele do tórax por adesivos e que registram os batimentos cardíacos; Oximetria digital: adesivo colocado nos dedos, com a finalidade de registrar a quantidade de oxigênio no sangue; Pressão arterial média: cateter instalado numa artéria do braço para registrar continuamente a pressão arterial; Fios de marcapasso: fios implantados provisoriamente no coração e exteriorizados para o tórax. Servem caso ocorra uma eventual queda de freqüência cardíaca (bradicardia) transitória no pós-operatório. Retirados geralmente nos quarto ou quinto dias de pós-operatório. |
Como é a recuperação após a alta hospitalar?
Geralmente os primeiros dias após a alta hospitalar requerem um repouso relativo, porém de acordo com as orientações do médico do paciente, as atividades físicas são incrementadas progressivamente.
De forma geral, a recuperação completa pode durar até dois meses. O mais importante após a cirurgia de revascularização do miocárdio é a aderência às recomendações para uma vida saudável, eliminando os fatores de risco para o coração.
Com esse tratamento Zé Vieira estaria fora das convenções partidárias que acontecerão de 10 a 30 de junho.
A pergunta então é quem seria o novo nome apoiado pelo prefeito Lisboa?
A resposta não é do agrado de Zé Vieira, nem de tantos outros que sempre esperaram uma chance de ter o apoio da máquina, mas o nome mais cotado é o do Deputado Estadual Carlinhos Florêncio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário