A Rede Municipal de Ensino de Bacabal foi destaque no IDEB - Índice de Desenvolvimento da educação Básica. A revista Veja ressaltou o desempenho de Bacabal entre os dez municípios brasileiros com maior melhoria de desempenho, nosso município ficou em oitavo lugar entre os que mais evoluiram.
O que ninguém observou é que o crescimento se deu em relação a uma posição extremamente baixa do município nos desempenhos de 2005 a 2008, exatamente o primeiro mandado do atual prefeito Lisboa.
Segundo o levantamento a nota média da educação aplicada nas escolas do município passou de 2,6 para 3,5, um aumento de 35% na qualidade, mas a média em 2005 já era de 3,8, portanto, Bacabal estava 1,4 abaixo da média nacional.
Portanto, não há motivo de comemoração, uma vez que apenas chegamos à media nacional, mas ainda estamos muito abaixo de municípios pobres de nosso Estado.
A razão é a descontinuidade na Educação Municipal que poderá refletir na queda no desempenho escolar em 2012. Já foram 4 secretários de educação nos últimos 5 anos. A atual secretária Ivane Ramos, assumiu depois do afastamento de Waltersar Carneiro e Raimundo Sirino. Antes, no mandato anterior, o comando era da vereadora Liduína Tavares. Não dá pra culpar nenhum deles, nem acredito que estejam se vangloriando apenas por terem atingido a meta de crescimento.
Na minha opinião falta comprometimento com a educação. Comprometimento dos professores e da classe política.
Veja a verdade sobre do IDEB da rede pública de Bacabal.
ALERTA (9 escolas)
Não atingiu a meta, teve queda no Ideb e está abaixo do valor de referência
ATENÇÃO (5 escolas)
Não atingiu a meta e/ou teve queda no Ideb e/ou está abaixo do valor de referência
MANTER (8 escolas)
Atingiu a meta, cresceu o Ideb e está abaixo do valor de referência
EXCELÊNCIA (0 escola)
Atingiu a meta, cresceu o Ideb e está acima do valor de referência
Bacabal ficou de "recuperação" no IDEB e tirou uma nota para continua sonhando em aprovação e fazem um carnaval em cima disso, me poupem, sabemos que a nossa "EDUCAÇÃO" é deplorável.
ResponderExcluirPrezado Dr. Rogério, pela primeira vez um blogueiro faz uma análise isenta de paixões. Felicito-o por isso. Assisti a entrevista do Prof. Sirino na televisão, na qual ele declarou-se feliz por ter contribuído para um dos maiores avanços do país, mas não satisfeito. Isto demonstrou que ele não estava conformado com o resultado. Ainda durante a entrevista ele disse que tinha pessoal qualificado o suficiente para obter um avaliação melhor e, ainda, fez uma declaração polêmica: disse que a primeira pergunta que surgiu durante uma reunião dele com o Prof. Waltersar foi " fomos o oitavo e por que não o primeiro?". Gostei da entrevista.
ResponderExcluir