Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

domingo, 30 de setembro de 2012

Antigas urnas em tecido.


história das eleições (Foto: Divulgação / TRE-RJ) (Foto: Divulgação / TRE-RJ)
A Emenda Constitucional nº 11/78 revogou os atos institucionais e complementares e modificou as exigências para a organização dos partidos políticos. Em 19 de novembro de 1980, a EC nº 15 restabeleceu as eleições diretas para governador e senador. A Lei nº 6.767, de 20 de dezembro de 1979, extinguiu a Arena e o MDB e restabeleceu o pluripartidarismo, sinalizando o início da abertura política.

Foram eleitos indiretamente cinco presidentes militares. A primeira eleição de um presidente da República civil durante esse regime de exceção ainda foi indireta, por meio de um colégio eleitoral, e levou à Presidência Tancredo Neves, que faleceu antes de tomar posse, vindo a ser substituído no cargo pelo vice José Sarney, em 1985.

Em 15 de maio deste ano, a Emenda Constitucional nº 25 alterou dispositivos da Constituição Federal e restabeleceu eleições diretas para presidente e vice-presidente da República, deputado federal e senador, para o Distrito Federal, para prefeito e vice-prefeito das capitais dos estados, dos municípios considerados de interesse da segurança nacional; além de abolir a fidelidade partidária.

A legislação eleitoral eliminaria o voto vinculado no ano de 1982 e a Lei nº 6.996/82 introduziria a utilização do processamento eletrônico de dados nos serviços eleitorais. Três anos depois, a Lei nº 7.444/85 disciplinou a implantação do processamento eletrônico de dados no alistamento eleitoral e a revisão do eleitorado, possibilitando, em 1986, o recadastramento, em todo o território nacional, de 69,3 milhões de eleitores, sob a supervisão e orientação do Tribunal Superior Eleitoral.

A informatização teve início em 1986, com o recadastramento eletrônico de aproximadamente 70 milhões de eleitores. Em 1994 aconteceria, pela primeira vez, a totalização das eleições gerais pelo computador central, no Tribunal Superior Eleitoral. Os trabalhos de informatização do voto começariam no ano seguinte. A primeira votação eletrônica do Brasil aconteceria em 1996, com um terço do eleitorado votando em urnas eletrônicas. Dois anos depois seriam dois terços dos eleitores, e só em 2000 o projeto foi implementado em sua totalidade. No ano de 2006 votaram eletronicamente cerca de 125 milhões de brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário