Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Se seu filho tirou cinco, vai comemorar o que?

A Rede Municipal de Ensino de Bacabal foi destaque no IDEB - Índice de Desenvolvimento da educação Básica.  A revista Veja ressaltou o desempenho de Bacabal entre os dez municípios brasileiros com maior melhoria de desempenho, nosso município ficou em oitavo lugar entre os que mais evoluiram.

O que ninguém observou é que o crescimento se deu em relação a uma posição extremamente baixa do município nos desempenhos de 2005 a 2008, exatamente o primeiro mandado do atual prefeito Lisboa.

Segundo o levantamento a nota média da educação aplicada nas escolas do município passou de 2,6 para 3,5, um aumento de 35% na qualidade, mas a média em 2005 já era de 3,8, portanto, Bacabal estava 1,4 abaixo da média nacional.

Portanto, não há motivo de comemoração, uma vez que apenas chegamos à media nacional, mas ainda estamos muito abaixo de municípios pobres de nosso Estado. 

A razão é a descontinuidade na Educação Municipal que poderá refletir na queda no desempenho escolar em 2012. Já foram 4 secretários de educação nos últimos 5 anos. A atual secretária Ivane Ramos, assumiu depois do afastamento de Waltersar Carneiro e  Raimundo Sirino. Antes, no mandato anterior, o comando era da vereadora Liduína Tavares. Não dá pra culpar nenhum deles, nem acredito que estejam se vangloriando apenas por terem atingido a meta de crescimento. 

Na minha opinião falta comprometimento com a educação. Comprometimento dos professores e da classe política.

Veja a verdade sobre do IDEB da rede pública de Bacabal.

ALERTA (9 escolas)
Não atingiu a meta, teve queda no Ideb e está abaixo do valor de referência
ATENÇÃO (5 escolas)
Não atingiu a meta e/ou teve queda no Ideb e/ou está abaixo do valor de referência
MANTER (8 escolas)
Atingiu a meta, cresceu o Ideb e está abaixo do valor de referência
EXCELÊNCIA (0 escola)
Atingiu a meta, cresceu o Ideb e está acima do valor de referência


2 comentários:

  1. Bacabal ficou de "recuperação" no IDEB e tirou uma nota para continua sonhando em aprovação e fazem um carnaval em cima disso, me poupem, sabemos que a nossa "EDUCAÇÃO" é deplorável.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Dr. Rogério, pela primeira vez um blogueiro faz uma análise isenta de paixões. Felicito-o por isso. Assisti a entrevista do Prof. Sirino na televisão, na qual ele declarou-se feliz por ter contribuído para um dos maiores avanços do país, mas não satisfeito. Isto demonstrou que ele não estava conformado com o resultado. Ainda durante a entrevista ele disse que tinha pessoal qualificado o suficiente para obter um avaliação melhor e, ainda, fez uma declaração polêmica: disse que a primeira pergunta que surgiu durante uma reunião dele com o Prof. Waltersar foi " fomos o oitavo e por que não o primeiro?". Gostei da entrevista.

    ResponderExcluir