Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

REFLEXÃO E ARTE.

"- Vamos por partes - disse ela [Emília]. - Antes de mais nada, quero que o senhor doutor me prove que ali o Senhor Müller é mesmo o dono deste rinoceronte. Exijo provas, sabe ? Eu não uso anel de advogado no dedo, mas acho que em direito o que vale são as provas.  Foi a vez de o advogado abrir a boca, de espanto.  A tal bonequinha sabia discutir como um perfeito rábula." 

Monteiro Lobato, 
in Caçadas de Pedrinho.


Em meio à tensão provocada pelo paquidérmico julgamento do mensalão, nada como algo lúdico para entreter.

Talvez seja com esse desiderato que o ministro Fux tenha convocado o dia 11 de Setembro  a audiência de conciliação no processo que discute a adoção de livros de Monteiro Lobato pela rede pública de ensino. 

O caso chegou ao STF por meio de um MS de autoria do Instituto de Advocacia Racial e de um técnico em gestão educacional, que afirmam que a magistral obra "Caçadas de Pedrinho", na qual a turma do sítio vai em busca do pachorrento rinoceronte que fugiu do circo, faz referências ao "negro" com "estereótipos fortemente carregados de elementos racistas''. 

Dá pra acreditar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário