Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Campanha de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência no Trânsito.



O ex-vereador por Bacabal,  Lourival da Cunha Souza é o coordenador da Campanha de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência no Trânsito, lançado pela Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão em abril do ano passado.


O projeto será lançado amanhã (19/05) em Bacabal;  A concentração se dará a partir das 08h00min da manhã enfrente a associação comercial e empresarial de Bacabal, situado a Av. Barão do Rio Branco. A caminhada está prevista para sair as 09h30min passando pelas ruas 15 de Novembro, Praça Chagas Araújo, Praça Duque de Caxias, Rua Osvaldo Cruz, indo pela Getúlio Vargas até a Praça Silva Neto enfrente ao armazém Paraíba onde será montada uma grande estrutura.


Considerando que a violência no trânsito é uma grave questão, de ordem social e econômica, no mundo, no Brasil e no Maranhão é que estamos iniciando esta CAMPANHA pela VALORIZAÇÃO À VIDA.

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, em artigo publicado em dezembro de 2009:

“Em 2007, foram 66.837 mortes segundo o seguro de danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre - DPVAT, uma média de 183 mortes por dia ou 7,6 mortes por hora. Um número alarmante, que coloca o Brasil entre os países com mais mortes no trânsito no mundo.

Na análise por unidades da Federação, das vítimas fatais a cada 10.000 veículos, mostra que o Maranhão apresenta a pior situação, com 23,2 mortes e São Paulo na melhor, com 4,7 mortes.
São Luis, nossa capital, é o 23º colocado entre os 50(cinqüenta) municípios do país com maior número de mortes no trânsito. No período de 2005 a 2007, foram 139 óbitos.”

De 2007 a 2010, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, na BR 135, no trecho do Km 24 ao Km 42 (Campo de Perizes) aconteceram 219 (duzentos e dezenove) acidentes, dos quais 93 com ferimentos leves, 92 com ferimentos graves e 34 (trinta e quatro) mortes.

O Projeto CAMPANHA DE COMBATE A VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO tem como objetivos a humanização do trânsito por meio da:

a) Sensibilização das autoridades competentes,  quanto a fiscalização e sinalização previstas, por exemplo, no CTB - Código de Trânsito Brasileiro e Lei 11.705/2008 (Lei Seca), entre outras;

b) Sensibilização dos governos federal, estadual e municipal quanto à melhoria da infra-estrutura das estradas;

c) Educação, conscientizando crianças e adolescentes e sensibilizando adultos para o valor da vida;

d) Formação de voluntários para atuar junto às comunidades, escolas, empresas, etc., como multiplicador de educação no trânsito;

e) Difusão para a formação de cidadãos conscientes no trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário