Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

terça-feira, 22 de maio de 2012

Entra em vigor lei que amplia prazo prescricional de crime sexual contra criança.

O Centro de Apoio Operacional (CAÓ) da Infância e Juventude do Ministério Público de Goiás informa que entrou em vigor na quinta-feira (17/5) a Lei nº 12.650, que alterou o Código Penal em relação às regras sobre prescrição dos crimes sexuais praticados contra crianças e adolescentes. 

Com a modificação, a prescrição deste tipo de crime passa a ser contada a partir da data em que a vítima completar 18 anos, a não ser que já tenha sido proposta ação penal ou que a ação já tenha transitada em julgado. A nova norma passou a vigorar na véspera do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio.

Para a coordenadora do CAÓ Infância, Liana Antunes Vieira Tormin, a mudança na lei é bastante positiva. Além de conceder mais tempo à vítima para acionar as autoridades e ao Ministério Público para iniciar a ação penal, a nova regra inibe a ação de agressores que apostam na impunidade em razão da pouca idade das vítimas, avalia. (Texto: Ana Cristina Arruda/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO, com informações do CAÓ Infância )


Clique aqui para conferir o texto da lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário