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Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

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sábado, 12 de janeiro de 2013

2013 será marcado por novos carros compactos nacionais.

A cada ano o mercado brasileiro fica mais competitivo, atraindo novas marcas, todas de olho na sua fatia do bolo. Mas como os segmentos são basicamente os mesmos, a saída para as empresas é procurar lacunas estratégicas e diferenciações mercadológicas para seus modelos. No caso do ano de 2013, aparentemente a maioria dos novos veículos lançados vai focar na tecnologia embarcada para conquistar o consumidor. O que prova que, aos poucos, o Brasil mostra que tem massa crítica para ter automóveis mais modernos. Coisa típica dos mercados mais maduros.

Boa parte desses novos modelos será fabricada no Brasil, principalmente por conta dos estímulos tributários à produção local promovido pelo programa governamental Inovar-Auto. A Peugeot, por exemplo, chega com um produto recém lançado na Europa. A marca francesa vai lançar em abril o 208, compacto que foi apresentado mundialmente no primeiro trimestre deste ano. A produção será em Porto Real, no Rio de Janeiro, onde também já é feito o Citroën C3, carro com quem ele compartilha a plataforma.

Os motores também devem ser iguais aos do C3. Espera-se, portanto, um 1.5 de 93 cv e um 1.6 de 122 cv. O diferencial do 208 deve ser a lista de equipamentos, mais recheada e com direito a sistema de entretenimento com tela sensível ao toque. Outro que vai ganhar cidadania brasileira é o New Fiesta. A Ford vai fabricar o modelo no Brasil a partir de 2013 e pretende diversificar a linha com versões mais simples e mais baratas.

Uma das grandes dúvidas para 2013 é em relação à sétima geração do Volkswagen Golf. O médio foi apresentado na Europa no Salão de Paris e já foi especulado diversas vezes para chegar ao Brasil. Ele viria para finalmente aposentar o Golf de quarta geração, ainda à venda por aqui em uma versão com alguns "facelifts". Uma das possibilidades é que ele seja feito em São José dos Pinhais, no Paraná, e seja vendido com motor 1.4 turbo e câmbio de dupla embreagem nas versões mais caras. A produção do novo Golf em solo nacional pode até abrir espaço para a fabricação do novo Audi A3 no Brasil. Os dois modelos compartilham diversos elementos e a Audi já até afirmou que pretende voltar a fazer carros no Brasil. De qualquer maneira, a nova geração do A3 será importada a partir de fevereiro.

Além de Volkswagen, Hyundai, Ford e Citroën devem dar atenção ao segmento de hatches médios no ano que vem. A fabricante coreana vai iniciar as importações da segunda geração do i30 já em janeiro. E com preços bem mais salgados. Mais equipado, o novo i30 vai custar cerca de R$ 70 mil e vai ser equipado com o motor 1.6 flex de 128 cv que é usado pelo HB20. Já a Ford e Citroën vão continuar investindo em suas fábricas argentinas para as novas gerações de Focus e C4. O Ford deve manter o motor 2.0 Duratec em algumas versões, mas terá um 1.6 Ecoboost nas configurações mais caras. Já o C4 vai apostar em um desenho mais elegante e com menos curvas do que o atual. Também está prevista uma variante com motor 1.6 THP ainda para 2013.

Outra marca que aposta nos médios é a Nissan. A fabricante japonesa vai importar do México a nova geração do Sentra, sedã que ficou mais elegante e ganhou alta dose de conforto a bordo. Ainda entre os sedãs médios, a Honda vai lançar versões do Civic com o mesmo motor 2.0 do CR-V ainda em janeiro.


Depois de ter sido a marca mais "novidadeira" de 2012, a Chevrolet vai continuar em 2013 com a mesma estratégia. Mas, além das novas gerações de modelos já presentes no mercado, a marca norte-americana vai se aventurar em novos segmentos. Um deles é o de utilitários compactos. A venda do Tracker no Brasil já está confirmada, para disputar mercado com o Ford EcoSport e o Renault Duster. O modelo será importado do México e deve receber o motor 1.8 de 140 cv igual ao do Cruze.


O ano que vem também deve marcar um retorno bem esperado. A Fiat ainda não dá como certo, mas a volta da Alfa Romeo ao Brasil é bem provável para 2013. Os carros da fabricante italiana seriam vendidos nas concessionárias da Chrysler, integrante do Grupo Fiat. O mais cotado para ser vendido aqui é o MiTo, compacto feito na plataforma do Punto europeu mais moderno que o brasileiro, com direito a suspensão traseira multilink e que tem sob o capô o moderno motor 1.4 MultiAir. (Por Rodrigo Machado - Auto Press)

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