Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Veja como enfrentar 10 desafios na hora de estudar para concursos…

6) Como revisar o conteúdo

Outra dificuldade nesse tipo de estudo é garantir que a qualidade de conhecimento se mantenha, mesmo com o passar do tempo. É uma situação bem semelhante à de um equilibrista de pratos: se algum prato deixar de rodar, vai cair e quebrar. Também o candidato precisa manter todas as disciplinas ativas, para que não caiam no esquecimento.
Para revisar rápida e periodicamente diversas disciplinas com extensos conteúdos é preciso preparar um material de qualidade. E isso pode ser utilizado como uma etapa avançada do estudo. Depois que o candidato chegar ao fim da teoria de uma matéria, deve repetir o processo inicial de leitura/exercícios, incluindo aí a elaboração de fichas-resumo. Trata-se de esquemas, quadros, tópicos organizados com poucas palavras, que permitam uma revisão de todos os assuntos.
O tempo investido nesse trabalho é amplamente recompensado pelo resultado – sedimentar e organizar as informações que o candidato já possui. Podem-se utilizar fichas de papelaria, separadas por disciplina, numeradas e organizadas por tópicos, a fim de facilitar a consulta. São mais eficientes do que os resumos tradicionais, porque são mais rápidas de serem confeccionadas e mais objetivas na hora das revisões. Além disso, presas por um elástico, são práticas para acompanhar o candidato a qualquer lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário