Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

domingo, 29 de julho de 2012

Conto da Vida real.

Em Conceição do Lago Açu.


Cidade de 15 mil habitantes a 346 quilômetros de São Luís, nos rincões do Maranhão, casar aos 16 anos é “casar tarde”, como   explica Tânia, enquanto indica as cadeiras de plástico num canto. 

Com a rede  e a tevê de 14 polegadas, elas completam a sala da casa de pau-a-pique   rachada pela pobreza e pelo tempo, onde ela vive com o marido e dois dos seis filhos, graças à pesca e aos 130 reais do Bolsa Família. 

Ela só sabe assinar   o nome. “Aqui, com 12 anos menina solteira é problema pruma mãe. Rapaz   de 20 quer nada sério, só droga e bagunça. 

A filha “começou” aos 12: foi estuprada. O namorado acabou na cadeia. O segundo batia nela. Separaram-se. Depois, ela “passou a esperar moleque na rua”. 

Até   que o comerciante surgiu na sua porta, chapéu de palha na mão, proposta na ponta da língua. “Foi uma bênção. Nós somos pobres. Eu tirava a sandália  do pé pra botar no dela. E já pensava que ela ia botar filho no mundo pra nós criar.” Quando a filha foi viver com Carlinhos, ela não estudava havia  dois anos, conta. 

Ele a devolveu à escola. 


“Errado? 


Quando ela andava   atrás de homem na rua, ninguém dizia nada. Agora que endireitou, se arrumou com o coroa, fazem denúncia? 


Não entendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário