Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

MAIS UMA PROPOSTA INDECENTE.

Deputado defende o fim do Exame da OAB

Já não é novidade. Entra legislatura e sai legislatura, lá vem mais um deputado querendo aparecer com uma proposta que põe fim à exigência do exame da Ordem dos Advogados do Brasil para o exercício da advocacia. Dessa vez o autor é o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).



O projeto é polêmico e foi tema de audiência pública nesta quarta-feira (28) na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. Deputados e movimentos sociais divergem sobre a necessidade do exame. De um lado, os que acreditam que o exame garante a qualidade da formação dos advogados; de outro, aqueles que defendem que a medida é corporativa e serve para a arrecadação de recursos.
O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliesco, que participou do encontro, admitiu que não há uma “opinião conclusiva” da entidade sobre o tema. No total, tramitam na Câmara 18 propostas sobre o assunto.
Reprovação

Imaginem vocês que existam cerca de 700 mil advogados em atuação no Brasil e 4 milhões de bachareis em Direto que ainda não se tornaram advogados porque não se submeteram ou não alcançaram nota suficiente para a profissão.

Não pode os cidadãos brasileiros serem representados por operadores inabilitados. Para ser aprovado na Ordem o aluno precisa apenas alcançar 50% na prova objetiva e 60% na prova subjetiva, ou seja, pode ser advogado tanto os bons alunos, como os medianos. Só não dá pra admitir que os abaixo da média sejam habilitados para representar o seu processo.

Essa também é a opinião do deputado Glauber Braga (PSB-RJ), o fim do exame deve piorar a qualificação dos advogados no Brasil. “A possibilidade de postular em juízo, como a dos advogados, envolve direitos civis essenciais, como a liberdade. É algo muito importante que deve exigir uma capacitação especifica. E a OAB pode definir se o estudante que se formou tem efetivamente essa capacidade”, alertou.
Íntegra da proposta:

Informações da Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário