Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

PPS quer ver Novais investigado por prevaricação

O PPS anunciou que vai acionar a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados para apurar denúncias de corrupção e de uso indevido de verbas da Câmara que pesam contra o ex-ministro da Turismo Pedro Novais, que hoje (14) pediu demissão do cargo. Para o líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), o ex-ministro pode ser acusado de prevaricação, ao não cumprir com os deveres do cargo público.

Não é só punir os funcionários que liberaram verbas do [Ministério do Turismo] para empresas fantasmas. É preciso responsabilizar o ex-ministro Pedro Novais que, no mínimo, prevaricou. É bom frisar que ele foi informado, em abril e maio deste ano, sobre as irregularidades e não tomou nenhuma providência, disse o líder.

O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), também defendeu a continuidade das investigações contra Novais. A queda do ministro deve estimular as investigações. Tudo precisa ser investigado de forma cabal para que a responsabilização ocorra e, sempre, com a esperança de que possa ocorrer o ressarcimento dos recursos desviados.

As denúncias contra o ministro têm sido divulgadas pela imprensa. Entre elas, a suspeita de ter beneficiado um empresa fantasma com uma emenda no valor de R$ 1 milhão para construir uma ponte no município de Barra do Corda (MA), cidade sem nenhum atrativo turístico a 450 quilômetros de São Luís. Nesta semana, o jornal Folha de S.Paulo mostrou que a mulher do ex-ministro, Maria Helena de Melo, usa um funcionário da Câmara como motorista particular e que o salário da empregada doméstica do casal também sai dos cofres da Casa.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT) rebateu as críticas de que a presidenta Dilma Rousseff tenha demorado para demitir Novais. Segundo ele, a presidenta deu tempo necessário para que o ex-ministro pudesse se defender, mas a sucessão de denúncias acabaram tornando a situação dele no governo insustentável.

Da mesma maneira como ela se comportou em outros episódios, a presidenta deu, no primeiro momento, o voto de confiança para o ministro para que ele pudesse responder de forma convincente ao que estava sendo colocado em relação a ele. Como isso não foi possível, a condição política para a permanência dele deixou de existir, disse o líder petista.

Fonte:Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário