Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Reforma política.

A cantada e decantada reforma política pode não sair do papel.

Até vejo viabilidade  na aprovação de um sistema de voto misto: meio distritinho, meio distritão. Metade dos eleitos será tirada de uma lista de candidatos do distrito. E a outra metade será pinçada de uma lista geral do Estado, tomando-se como parâmetro os mais votados em todo o Estado.

Entretanto, o fim das coligações proporcionais, não se desenha para as eleições municipais, devido ao tempo, tudo teria que ser aprovado antes de 7 de outubro de 2011.

A fórmula do voto misto, para as eleições de deputado estadual e federal, poderá ser interessante por atender mais de perto aos interesses do eleitor.

No cenário nacional o  PT gostaria de ver implantado o voto de lista partidária. Como partido de mando vertical, ele se beneficiaria. Elegeria seus comandantes. O PMDB defende mais o distritão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário