Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Técnico do Vasco (Ricardo Gomes) recebe alta do CTI.

A pedido e em homenagem aos amigos vascaínos, que são poucos mas bravos torcedores, publico a matéria a seguir.

Em visita médica passada nesta terça-feira, Ricardo Gomes segue apresentando melhora. As primeiras 24 horas no quarto, após deixar a UTI, não trouxeram complicações para o técnico do Vasco. Pelo contrário. De acordo com o boletim divulgado no fim da manhã, “o paciente não apresentou complicações e teve plena estabilidade clínica e neurológica”. A novidade é que os médicos vão retirar, nas próximas horas, a sonda de nutrição

Boletim Médico - segunda-feira, 12/09/2011, 12h

Após 15 dias internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI), do Hospital Pasteur, o técnico Ricardo Gomes, de 46 anos, teve alta hoje (12/09), no início da tarde, para um quarto privativo.

Ele segue lúcido, respirando espontaneamente, com estabilidade clínica e neurológica. A interação dele com os familiares e os profissionais de saúde evolui a cada dia. Ricardo Gomes prossegue com o trabalho intenso de fisioterapia motora, respondendo muito bem ao tratamento, além das sessões de fonoaudiologia.

As reavaliações são realizadas constantemente e modificações do quadro serão notificadas. Não há previsão de alta do hospital e as visitas ao paciente estão restritas aos filhos, esposa e familiares próximos.


Memória do caso

Equipe médica que acompanha o paciente: o clínico-intensivista, Fabio Guimarães Miranda, o neurocirurgião, José Antônio Guasti e o diretor geral do Hospital Pasteur, Ricardo Periard.

28/08 – Internação no Serviço de Emergência – À noite, Ricardo Gomes foi submetido a uma neurocirurgia para drenagem de hematoma cerebral e controle da hipertensão intracraniana. O procedimento, que durou cerca de três horas, foi realizado com sucesso pela equipe do neurocirurgião José Antonio Guasti e com o suporte clínico do médico Fábio Guimarães Miranda. A tomografia computadorizada (TC) no pós-operatório foi bastante satisfatória, mostrando que o hematoma foi removido e a pressão intracraniana ficou mantida sob controle.

1ª Semana de internação/CTI (de 29/08 a 02/09) – O pós-cirúrgico evoluiu bem, sem apresentar intercorrências. Um eletroencefalograma (exame para verificar as condições neurológicas) apresentou alterações esperadas para o quadro. Já uma angiotomografia computadorizada (exame que mapeia os vasos sanguíneos cerebrais) evidenciou a ausência de um aneurisma. Com isso, os médicos descartaram a possibilidade de uma nova intervenção cirúrgica.

A sedação que induzia ao coma do paciente foi retirada pela equipe médica, no dia 31/08. Ele apresentou reações positivas, como abrir os olhos e movimentar os membros superiores e inferiores. O paciente segue com tratamento de fisioterapia motora e respiratória. Ele também entrou em processo de retirada da respiração artificial – a ventilação 100% mecânica foi substituída por um aparelho que apenas auxilia a respiração do paciente. No decorrer da semana o paciente apresentou uma melhora progressiva, sem sinais de complicações. Ele recupera gradativamente o nível de consciência, se conectando com o meio ambiente e atendendo aos comandos verbais. Uma nova TC evidenciou uma boa absorção dos resíduos dos líquidos no tecido cerebral, decorrentes da hemorragia que ele sofreu. Numa escala de 1 a 5, ele está com grau 2 nos movimentos do lado direito. Já o lado esquerdo está com força normal.

No dia 02, o paciente apresentou um quadro de muita agitação e necessitou ser novamente sedado. Mas, uma TC realizada neste período confirmou um bom aspecto, sem evidências de complicações, assim, o cateter cerebral foi removido (aparelho que media a pressão intracraniana).

2ª Semana de internação/CTI (de 03 a 11/09) – Outra TC cerebral evidenciou uma melhora em comparação ao último exame. O paciente permaneceu com o quadro clínico e neurológico estável, mantendo-se sedado, entubado (tubo traqueal), em ventilação mecânica. Foi iniciada a redução gradativa da sedação, o que significa que o paciente intercala momentos de sonolência, com despertar calmo, respondendo aos comandos da equipe de saúde.

Outra TC apresentou um ótimo resultado, evidenciando a absorção completa do hematoma cerebral, decorrente do AVE hemorrágico. O paciente apresentou um grande progresso no nível de consciência, permanecendo um maior tempo acordado, sem fazer uso de sedativos. Com isso, a equipe médica prevê a retirada breve do suporte ventilatório.

No dia 9, o tubo traqueal, de ventilação mecânica, foi retirado. Tal procedimento é chamado de extubação. Segundo os médicos, a recuperação do paciente está acima da média e já passou o período de maior gravidade. Neurologicamente, ele apresenta uma melhora progressiva do nível de consciência reconhecendo os familiares e esboçando algumas palavras isoladas. Ricardo Gomes mantém a fisioterapia motora e respiratória e iniciou as sessões de fonoaudiologia. Ele já senta na poltrona com a ajuda da equipe e colabora com os movimentos durante as sessões de fisioterapia ativa. Ele permanece sem gravidade, com previsão de alta do CTI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário