Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

domingo, 22 de janeiro de 2012

CARNAVAL 2012.

Carnaval 2012Carnaval 2012Carnaval do Rio de JaneiroCarnaval de São PauloCarnaval de Salvador

Como é tradição para nós o futebol e o carnaval carioca, estaremos apresentando a partir de hoje a histótria das grandes do carnaval do Rio de Janeiro, pois quem não gosta de samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé.

Acadêmicos do Salgueiro - Salgueiro investe nos cordeis para levar mais um campeonato.
um campeonato


Salgueiro investe nos cordeis para levar mais um campeonato - 1 (© Divulgação)



HISTÓRIA

Nascida em 1953, o Acadêmicos do Salgueiro surgiu a partir da união de duas outras escolas, a Morro do Salgueiro: Azul e Branco e a Depois eu Digo. Seu primeiro presidente foi Paulino de Oliveira e, desde o início de seu mandato, sempre se preocupou em destacar os negros. Um bom exemplo disso é o lema adotado até hoje pela escola: “Nem melhor, nem pior. Apenas diferente”, utilizado pela primeira vez no Carnaval de 1958 com o enredo “Navio Negreiro”.

Ainda seguindo esse estilo, a equipe formada pelo casal Dirceu e Marie Louise Nery, Arlindo Rodrigues, Nilton Sá e posteriormente por Fernando Pamplona, a agremiação contou a história do Zumbi dos Palmares e de outros negros quase esquecidos da história do Brasil.

Durante a década de 70, Joãosinho Trinta foi consagrado e participou dos desfiles de 1971, com o tema “Festa para um Rei Negro”, 1974 e 1975, que renderam mais dois títulos ao carnavalesco. Já em 1980 a escola passou por uma série de insucessos.

O jejum foi quebrado com o enredo “Peguei um Ita no Norte”, de 1993, quando a Sapucaí vibrou com um dos sambas mais memoráveis do Carnaval carioca. Depois disso, apesar de boas colocações, a vitória custou a chegar.

Renato Lage entrou para a escola e tem sido o responsável pelos desfiles mais recentes. Com a morte de Maninho e Miro Garcia, patronos da Salgueiro, a escola de samba precisou se unir ainda mais para mostrar que, de fato, é uma das maiores do país.

Já na última década, o Salgueiro amargou quase um rebaixamento. Com o enredo “Microcosmos, O Que Os Olhos Veem, O Coração Sente”, criado por Renato Lage e Márcia Lávia, a escola conquistou o 11º lugar, até hoje sua pior colocação. Reerguida, a agremiação ficou com um vice-campeonato em 2008 e, após 16 anos sem vencer, conquistou mais um título em 2009, com o enredo “Tambor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário