Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

POSITIVANDO O IDH.

Lagoa Grande do Maranhão e Brejo de Areia, são os próximos municípios onde serão realizadas audiências públicas do projeto Positivando o Desenvolvimento Humano, do Ministério Público (MP). Lagoa Grande do Maranhão tem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,492 e Brejo de Areia de 0,501.

As audiências ocorrem nos dias 24 e 25 de janeiro, respectivamente.

Inovador, o projeto já visitou seis municípios maranhenses com IDH baixo, segundo levantamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). E funciona assim: audiências públicas realizadas para ouvir a população sobre a qualidade de vida, que engloba aspectos como aplicação de políticas públicas, execução de convênios, qualidade nos serviços de energia elétrica, saneamento básico, telefonia, educação, saúde entre outros.

O passo seguinte são mediações sobre os serviços prestados à coletividade. As audiências públicas também possibilitam que cidadãos, gestores, autoridades civis e religiosas e líderes sindicais analisem, juntos, as deficiências do local e o que é necessário fazer para melhorar a qualidade de vida da população. O projeto também permite aos promotores de Justiça, responsáveis pelas Comarcas que englobam os municípios visitados, estarem mais próximos do cidadão.

Antes das audiências, a equipe do projeto fez visitas às cidades para analisar a infraestrutura existente para a realização das audiências.

Um comentário: