Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

ERROS GRAMATICAIS.

Em respeito ao meu leitor que não erra na lingua portuguesa e ainda me ajuda a revisar meus textos, publicamos a ajuda do professor Paulo de Tarso.

1º) A econômia mundial faz projeção positiva para 2012.
Devido à semelhança visual e por um momentâneo descuido de quem escreve, acontece o cruzamento de algumas palavras. Por exemplo, econômico deve ser acentuado, mas outras palavras da família não: economicamente, economia, economizar etc. Quando o acento aparece em lugar indevido, somos, geralmente, traídos pela nossa memória visual. Observe alguns erros comuns: cafézinho, melância, sózinho, secretária (o lugar), recíprocamente, jurídicamente, juíz, emergêncial, sómente, compôr, repôr. Essas palavras devem aparecer sem acento.

2 comentários:

  1. Fiquei feliz pelo post, um forte abraço Dr. Rogério. Espero que não me leve a mal. A palavra é o objeto do comunicador, logo, deve ser perfeita.

    Feliz 2012 !!!

    ResponderExcluir
  2. avisa para o sergio mathias que a palavra "rodo" não tem acento. ele colocou um post com o seguinte título: "Passando o rôdo". pegou mal

    ResponderExcluir