Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Ex-prefeito 'Chico Riograndense' é morto a tiros em S. José dos Basílios

POR OSWALDO VIVIANI
Do Jornal Pequeno.

O ex-prefeito do município maranhense de São José dos Basílios, Francisco Ferreira Sousa, o 'Chico Riograndense' (DEM), de 69 anos, foi assassinado a tiros, na manhã de sábado (7), numa estrada que dá acesso ao município, à altura do Povoado Poção (a 15 quilômetros da sede).

De acordo com a delegada Carla Simone Saraiva, que esteve no local do crime, eram mais ou menos 8h30 quando o Fiat Strada conduzido pelo prefeito – que regressava de uma visita à sua fazenda – foi alcançado por uma moto preta, ocupada por dois homens.

A moto emparelhou com o Fiat e o 'garupa' sacou uma pistola calibre 380, efetuando vários disparos na direção de 'Chico Riograndense', que perdeu o controle do veículo, saindo da estrada e invadindo um matagal.

O corpo do ex-prefeito foi encontrado com quatro perfurações na cabeça e uma no ombro. Para a polícia, há a possibilidade de os disparos fatais terem sido efetuados após o carro ter parado. Os matadores teriam fugido em direção ao município de Gonçalves Dias.

'Chico Riograndense' estava acompanhado de um trabalhador rural, identificado como Loriel Pereira da Silva, que não sofreu ferimentos graves e ontem mesmo prestou depoimento à polícia.

A motivação do assassinato – cuja linha principal de investigação da polícia é crime de encomenda, já que nada foi levado da vítima – ainda é desconhecida.

Francisco Ferreira Sousa, o 'Chico Riograndense', era considerado uma espécie de 'coronel' político de São José dos Basílios (a 396 quilômetros de São Luís). Foi prefeito do município por dois mandatos (2001 a 2004 e 2005 a 2008). No primeiro pleito, foi eleito pelo PP, e no segundo, pelo antigo PFL.

Em 2008, ele elegeu seu sucessor, João da Cruz Ferreira, o 'João das Crianças' (PDT), 49 anos.

Visitado em junho de 2010 pelo JP na Estrada, São José dos Basílios é um dos municípios mais pobres da região maranhense dos cocais. A má gestão e o coronelismo sucateiam o município, que abriga pouco mais de 7 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário