Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

REFLEXÃO E ARTE.

"O substantivo - verdade - quando se encosta ao adjetivo - eleitoral, perde todo o seu brilho e toda a sua sonoridade: fica sendo como uma estrela amortalhada em névoas e como um tiro disparado no vácuo, - não tem luz nem som."


Olavo Bilac


FICHA LIMPA.
Vamos resumir a história.

Antes, recorde-se que havia número par de ministros na Corte porque Lula não nomeava ninguém para a vaga de Eros Grau. O STF, então, sabia que estava empatada a questão da constitucionalidade da ficha limpa, mas, mesmo assim, cedendo à pressão da mídia, colocou o caso em pauta. Resultado : empate.

E aí é que a porca torce o rabo.. Resolveu-se na marretada. Melhor explicando, os ministros, não sem muitos protestos, decidiram que deveria prevalecer a decisão da instância inferior, no caso o TSE, que havia julgado constitucional a ficha limpa. Fica a dúvida sob a sua aplicação pois ainda resta a decisão do STF.

Na época, já alertamos para o risco de não decidir. Se o novo ministro viesse com o entendimento da inconstitucionalidade da lei prejudicaria a todos os cassados. Dito e feito. O ministro Fux toma posse e se alinha com os cinco ministros que entendiam que a lei era inconstitucional para aquele pleito.

O caso de Jader é emblemático.  Novamente dá-se empate, agora porque falta um julgador diante da aposentadoria da ministra Ellen. Os ministros Joaquim Barbosa, Fux, Cármen Lúcia, Lewandowski e Ayres Britto rejeitavam os embargos. Toffoli, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Peluso acolhiam os ditos-cujos. Isso foi no dia 9 de novembro de 2011 e o ministro Peluso proclamou que iria "aguardar a nomeação e posse da nova ministra para decidir".

Mas como a coisa já tinha começado torta, por que não entortá-la mais um pouco ?  Foi isso que se deu. Provocado por uma petição adrede engendrada (e, segundo a Folha de S.Paulo, "após pressão da cúpula do PMDB"), o ministro Peluso resolveu lançar mão do tal voto de qualidade, aquele mesmo que ele não usou da outra vez, para pôr um fim ao caso, acolhendo os embargos e determinando a posse de Jader, que já perdeu um ano de mandato nessa lengalenga.  

Aos que pretendem disputar a eleição de 2012 e contam em não ter adversário forte, tudo indica que a Ficha Limpa não alcançará os casos ocorridos antes da sua vigência, seja pela inconstitucionalidade que se aponta nos casos concretos ou simplesmente porque nunca foi decidida em espécie.


Nenhum comentário:

Postar um comentário