Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

DESDOBRAMENTOS.

Seguindo a análise dos textos do Jornalista Abel Carvalho (oobservador.net), opinarei sobre os desdobramentos da aliança Lisboa / Zé Vieira.

O jornalista afirma que nas hostes do grupo de José Vieira a “nova aliança” não tem sofrido contestações mais sérias. Todos parecem ter entendido as necessidades dos dois ex-adversários. 

Estranho é o fato de alguns membros do grupo Lisboa tomarem a aliança como usurpação de poder. Não foi. Era a única forma de Lisboa fazer seu sucessor e ele sabe disso melhor que ninguém.

A grande fissura da aliança foi o anúncio da saída do deputado Carlinhos Florêncio. O deputado passou a ser valorizado na disputa municipal, pois embora não tenha nenhuma chance com candidatura própria, passou a ser um aliado forte para qualquer lado.

Os demais aliados aparentemente compreenderam os motivos, inclusive o vereador Erivelton Martins, restando ainda o posicionamento do médico Fernando Sousa.
Já a convivência dentro do grupo do senador João Alberto se tornou mais difícil. Todos na ala do senador acreditavam que o prefeito iria sangrar e morrer calado, mas foram surpreendidos com a astúcia do alcaide municipal. Agora correm atrás do prejuízo. Com a eleição do deputado federal Alberto Filho, a não reeleição do secretário de “turismo” Jura Filho como deputado estadual e a entrada do pecuarista José Alberto Veloso para o PMDB a coisas azedaram de vez.

Os subgrupos da vice-prefeita Taugi Medeiros e do pecuarista José Alberto agora vivem as turras e vem sendo intestina a disputa entre eles. Não são boas também as relações entre os integrantes do subgrupo de Taugi Medeiros e Raimundo Lisboa. Taugi reclama de falta de apoio e cooptação de aliados, mas mantem-se convenientemente no poder e não tem discurso de oposição. 

Também não são boas as relações entre o subgrupo de José Alberto e Raimundo Lisboa. Ambos reclamam de cooptações de seguidores e Lisboa reclama da falta de apoio do deputado federal eleito por ele.

Melhor de tudo é que o observador já fez uma nova matéria e estaremos falando sobre ela durante a próxima semana. Alheio aos mexericos, Abel Carvalho comporta-se como verdadeiro jornalista que é. Parabéns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário