Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Entrevista com a professora e vereadora Liduína Tavares.


Do Jornal O MEARIM

A vereadora Liduína Tavares é um expoente na politica bacabalense, intelectual, comprometida com ações educativas e sociais, ela tem ganhado espeço no cenário politico cada vez mais desde que deixou a secretaria de educação e assumiu o mandato parlamentar, inclusive levando-a a cogitações de pré-candidata a prefeita desta cidade. A seguir professora Liduína, como gosta de ser chamada, falou ao O Mearim, confira:


O MEARIM: Como a senhora avalia sua atuação enquanto vereadora nesta cidade?

Liduína: Desde que tomei posse busco um trabalho voltado para a população, no exercício da legislatura. Tenho recebido muitas sugestões populares, recebo convites para está nos bairros ouvindo a população e assim o faço. Mas entendo ser pretensioso de minha parte avaliar-me, deixo para que o povo de Bacabal possa continuar avaliando o mandato que me deu.

O MEARIM:  Quais ações tem destaque em sua militância neste período último e projeções para este segundo semestre de 2011?

Liduína: Uma das ações que destaco está ligada a preservação ambiental, além de audiências para discussão e planejamento, tenho também, com outros parceiros, e particularmente a faculdade CEERCEMA, feito coletas de plantas nativas para posterior replantio às margens do Rio Mearim, esta ação está diretamente relacionada as reuniões de bairros a convite da comunidade, momento no qual discutimos a questão ambiental como responsabilidade de todos nós.
Outra ação ativa no primeiro semestre foi a campanha por saúde pública de qualidade encabeçada pela Campanha Peruca da Cidadania.

O MEARIM: Como ver dos investimentos na região que tendem acontecer em função da descoberta de gás/petróleo que ainda não se tem definido pela OGX Maranhão?

Liduína: Tenho cá meus medos que essa de gás e petróleo em Bacabal não seja mais uma tentativa da família Sarney de monopolizar e as terras maranhenses, privatizando-as; por outro lado, se é por esses meios que virá o desenvolvimento socioeconômico e cultural do nosso município, ainda assim me assusta a possibilidade de sermos os receptores do  lixo produzido por  essa busca por gás e petróleo.

O MEARIM: Ainda é possível realizar um mandato sem ter que ser o que a maioria fala dos vereadores, políticos brasileiros? Como assim?

Liduína: É possível sim, as mazelas da política só nos atinge se aceitarmos, se quisermos ser coerentes com nossos discursos em palanques necessariamente precisamos dizer não e ao mesmo tempo fazer um mandato transparente. É o que temos feito e a cada final de ano realizamos audiência pública para avaliação do mandato.

O MEARIM: Como ver suas possibilidades em seu candidato a prefeito tão badalado nas comunicações locais de internet e mesmo entre grupos políticos desta cidade?

Liduína: O próprio sistema político antecipou em quase um ano e meio a pré-campanha, daí que desde fevereiro deste ano já se fala em pré-candidaturas; eu, porém, respondo pela fala do partido: quem decide candidaturas no PTB é o povo prioritariamente. Se for esta a decisão da população bacabalense serei um soldado em batalha, pronta para servir o meu povo no executivo municipal.



O MEARIM:  O que a senhora espera deste governo que se finda, tendo em vista as últimas decisões de parceria, aliança que se desencadeou?

Liduína: Espero que Dr. Lisboa possa apresentar mais obras nas diversas áreas, responda rápido alguns anseios postos pela população. Quanto a alianças não posso fazer quaisquer comentários afirmativos, pois sendo do grupo ainda não fui convidada para tratar dessa questão específica.

O MEARIM: O que pode falar sobre o governo do estado e sua atuação, bem como do federal por ser também gerido por uma mulher como a senhora?

Liduína: A história nos mostra as conquistas da mulher, ainda que às custas de lágrimas, suor e sangue, sobre a presidenta Dilma paira nossa esperança de um país sem miséria, um país de justiça e equidade e eu creio que assim será; quanto ao governo do Maranhão já não creio que haja qualquer esforço em melhorar o Estado e insisto em apontar a saúde como a pior pasta desse governo, seguido da educação, cujos indicadores são baixíssimos. Há um freqüente desrespeito com os segmentos sociais, veja o que foi a Conferencia da Juventude ( respeitando-se a própria juventude presente e representada). Os jovens precisam participar e não só está presente. Vejamos o que será a 1ª CONSOCIAL.

O MEARIM: Se ouve que a senhora é presidente de seu partido local por conta de almejar ser prefeita e ter exatamente o domínio da sigla.

Liduína: O PTB chegou a mim através do seu presidente estadual, o deputado Pedro Fernandes, mas não está associado a qualquer desejo de candidatura, pois como já disse no PTB é o povo que escolhe e decide lançar este ou aquele como seu representante.

O MEARIM: Como avalia a bancada formada por a senhora e seus colegas vereadores na câmara municipal de Bacabal ?

Liduína: Tenho um bom relacionamento com todos os vereadores, temos divergências quanto a uma ou outra decisão a ser tomada, mas conto com o respeito de todos assim como respeito a todos. Só sonhei com uma Câmara mais participativa de forma coletiva na resolução dos problemas sociais, pois juntos somos fortes e individualmente enfrentamos mais dificuldades.


Matéria por: Dayane de Jesus

Um comentário:

  1. A PROFESSORA VEREADORA LIDUINA FALOU FALOU E TERMINOU COMO SEMPRE UM DISCURSO LOGO SEM OBJETIVIDADE, AFINAL ELA VAI APOIAR QUEM ? OU SERA QUE VAI RESPONDER COMO A MAIORIA DOS VEREADORES, QUE ELA REPRESENTA O POVO, MAIS QUEM MANDA E O PREFEITO.

    ResponderExcluir