Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

domingo, 27 de novembro de 2011

PARA O BRASIL. PARA BACABAL.

Um dos mais importantes constitucionalistas do país, o advogado Luís Roberto Barroso, professor de Direito da Faculdade de Direito da UERJ lançou DEZ propostas para a próxima década no país.


Primeiro, o jurista acredita que o país deve fazer um exercício de pensamento que ajude a definir seu lugar no mundo. Para tanto, sugeriu a realização de um concurso multidisciplinar sob o tema "Uma Nova Narrativa para o Brasil".

Segundo, a proposta coincide com o que chamou de "grande consenso nacional", que é a necessidade de uma ampla e urgente reforma política.  "Um choque de republicanismo, de incentivo às virtudes republicanas, que preserve a integridade pessoal dos agentes públicos e a observância de padrões éticos adequados na gestão da coisa pública".

Saneamento básico foi sua terceira proposta, tida como "a principal política pública de saúde preventiva".

A quarta sugestão foi a busca de um sistema punitivo que cumpra adequadamente as funções da pena criminal, uma vez que o atual não previne, não ressocializa e gera sensação de impunidade.

Um projeto educacional ambicioso foi a quinta proposta apresentada na Conferência, com ênfase em programas nacionais de capacitação de professores, uso amplo dos recursos tecnológicos para educação à distância e com o ensino médio elevado à condição de prioridade máxima.

A sexta medida a ser tomada seria retirar "o glamour da velocidade irresponsável e o clima de festa da embriaguez", apontando as mortes no trânsito como outro grave problema brasileiro.

A proteção das minorias foi sua oitava sugestão, com um Estado capaz de assegurar a descriminalização do aborto, ações afirmativas para pobres e negros e direitos aos homossexuais.

A penúltima proposta teve como foco a transparência em relação orçamento publico, ainda considerado uma "caixa preta, desconhecida e inacessível"; contratos administrativos do poder publico com o particular e cargos em comissão ou de confiança, ainda marcados pela falta de republicanismo nos critérios de escolha e criticados pelo número excessivo.
Por fim, a décima proposta de Barroso para a agenda brasileira abrange imediatas transformações no mundo jurídico, marcado pela alta litigiosidade. Entre as principais sugestões, estão o incentivo à cultura das soluções consensuais, a instituição de um Exame Nacional de Magistratura como requisito para inscrição nos concursos para juiz e o aprimoramento do mecanismo da repercussão geral no Supremo Tribunal Federal.

Gostaria de sugerir a todos os bacabalenses que uzassemos o espaço democrático deste blog para sugerirmos propostas para Bacabal nos próximos quatro anos. Melhor do que perder tempo com fuxicos e xingamentos. 

Um comentário:

  1. Vai adiantar de alguma coisa sugerir-mos propostas para os próximos 4 anos se nem as que foram escritas por eles em cartilhas foram poucas ou quase nada colocadas em prática?
    Mesmo assim eu vou citar duas: 1ª que o próximo prefeito levante a bandeira da saúde como prioridade e com responsabilidade. 2ª que o próximo gestor inclua uma secretaria de cultura que funcione colocando uma pessoa na pasta que realmente saiba o verdadeiro sentido da palavra "cultura" e 3ª que pague os salários sem atraso. estes pontos, foram as unicas falhas do governo Lisboa que poderá lhe custar muito caro em 7 de outubro. Esqueci de colocar uma 4ª, que o proximo prefeito possa ter uma agenda para receber e conversar com o povo pobre e não chegue às 12 na prefeitura e as 13 horas mande fechar as portas. Só coisa fácil, o senhor não acha?

    ResponderExcluir