Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

terça-feira, 8 de novembro de 2011

ELEIÇÕES 2012. REGRAS.

Eleições - A validade da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010) para as eleições do próximo ano entrou na pauta da próxima quarta-feira, dia 9, do Supremo Tribunal Federal. A análise do caso proposta pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil em Ação Direta de Constitucionalidade (ADC 30), em maio. A entrada na pauta vem um mês depois de a OAB pedir celeridade ao Supremo em discutir o caso.

De acordo com o texto da Lei Complementar, se tornam inelegíveis todos os candidatos que tiverem condenações transitadas em julgado. Como a lei foi editada no ano passado, alguns queriam sua aplicação imediata, já nas eleições daquele ano. Mas isso foi negado pelo Tribunal Superior Eleitoral, cuja decisão foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal, logo depois da chegada do ministro Luiz Fux, que proferiu o voto de desempate.

Na minha visão, qualquer decisão por aplicação a fatos e julgamentos ocorridos antes da vigência da lei, implicaria na alteração das regras eleitoras, já que muitos dos candidatos eleitos tinham condenações transitadas em julgado, antes da edição da lei da ficha limpa e já haviam cumprido a punição dada. Ou seja, a lei deve ser contestada novamente na Justiça para as eleições de 2012.

Portanto, aqueles que não tem voto e sonham com a impugnação de candidatos, devem mudar de estratégia. Ainda acredito que a melhor decisão é a da maioria. Não me convencem os "donos da verdade" que não aceitam a decisão das massas populares. Legítimo é o governante eleito.

2 comentários:

  1. PLANTÃO: Abre o olho José (Vieira)!
    FICHA LIMPA - Passo a passo
    O futuro do DEPUTADO ZE VIERA vai ser decidido nesta quarta-feira (9) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em sessão plenária marcada para as 14h.
    “fica” cabreiro
    Hoje um dos meus ‘arapongas voluntários’ me trouxe essa informação. que o deputado federal Zé Vieira fique mais atento. sobre algumas trairagem que esta acontecendo. Abre o olho José (Vieira)!
    Depois de comer e beber as custa do DEP.ZE VIEIRA, O GURU COMO E CONHECIDO O GILBERTO LACERDA, estar preparando uma FESTA NESTA QUARTA FEIRA, para comemorar a DECISAO DO SUPREMO SOBRE A APROVAÇAO DA FICHA LIMPA,ELE VAI ANUNCIAR PARA TODOS OS PRESENTE QUE O ZE VIEIRA NAO PODE SER CANDIDATO.(foi por isso que ele nao convidou o Ze Vieira) ESSE E O VERDADEIRO AMIGO DA ONÇA, DORME COM ESSA ZE VIEIRA

    ResponderExcluir
  2. QTO MAIS ESTUDADO, QTO MAIS INTENCIONADO, QTO MAIS CONHECEDOR.MAIS L....

    ResponderExcluir