Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

domingo, 13 de novembro de 2011

O BRANCO NA MODA.


AUTOMOTIVO - O branco, a cor da pureza e das tendências contemporâneas, é também o tom da moda no mundo dos automóveis. Antes raros, os modelos com a pintura diferenciada começam a aparecer pelas ruas brasileiras de uma forma como nunca se viu antes.

 Segundo cálculos da consultoria Jato Dynamics, o volume de veículos com a coloração chegou a 7% em 2010 e o número deve avançar ainda mais neste ano, dando outro aspecto a imensidão de preto e prata, os tons mais pedidos pelo consumidor.

Até pouco tempo, carro branco (especialmente em São Paulo) era sinônimo de táxi ou de veículos de frota para empresas, usados somente para o trabalho.


“Chegamos a um ponto em que a pintura branca se tornou um diferencial de compra no segmento premium”, afirma Leandro Radomile, diretor de vendas e marketing da Audi no Brasil. “O aumento de pedidos de carros nessa cor é realmente expressivo. Em 2008 representava 6% em nossa vendas. Hoje a cada quatro carros da Audi vendidos um é branco”, exemplifica o executivo.

Outra marca de luxo que vem se destacando pela pintura no Brasil é a BMW. De todos os carros da fabricante alemã emplacados em 2010, cerca de 29% deles eram brancos - a empresa vendeu mais de 8.500 veículos no ano passado. O volume fora do comum até inspirou a marca a apresentar toda sua linha no Salão de São Paulo em 2010 com pintura branca. Fez sucesso.

O número da Land Rover é ainda mais expressivo: dos 5.200 carros que vendeu por aqui em 2010, 36% deles eram brancos. Mercedes-Benz e Porsche seguem a mesma toada. Mas a moda não vale apenas para os mais abastados.

Modelos de fabricantes estabelecidas no país também começam a surgir com a pintura da moda. A Volkswagen, por exemplo, lançou dois tons de branco para no Fox 2012 - sólido e perolizado - e vem conseguindo bons resultados, tanto em vendas como estéticos. O novo Jetta na opção branco é outro carro bastante requisitado. Até a Ford, mais tradicionalista no Brasil, também resolveu inovar na cor de seus carros. “Hoje temos demanda para carros brancos em todos os segmentos, em especial nos modelos mais luxuosos”, afirma Luciola Duarte, gerente de marketing de produto da marca.

Segundo Luciola Duarte, Edge, Fusion e Focus são atualmente os veículos que mais recebem pedidos de pintura branca no quadro da Ford. A marca também tem as linha Fiesta e Ka com opções no tom.


Essa tendencia pode ser comprovada nas ruas de Bacabal, onde desfilam carros.e.carrões. Os modelos mais novos já não seguem o preto e o prata, sendo cada dia mais comum encontrar o branco, especialmente nos modelos de luxo. Agora que a moda pegou, a tendência é que novas opções de carros nesse tom cheguem ao mercado, algo que jamais aconteceria há poucos anos - outros tons, como vermelho e amarelo, também estão em alta, ajudando a colorir o mercado e as ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário