Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ENTENDENDO A SAÚDE PÚBLICA.



Desde 2004, recursos do SUS são encaminhados para o Maranhão sem estarem programados e referenciados. com essa programação Bacabal poderá receber novamente, recursos dos atendimentos feitos aos cidadãos de outros municípios.


A elaboração de um planejamento satisfatório foi defendida e apoiada pela Famem, ai.da na gestão do ex-presidente Raimundo Lisboa, atual prefeito de Bacabal, e dado seguimento pelo atual presidente Júnior Marreca que se disponibiliza para dar os subsídios necessários para a conclusão da PPI e atualização do sistema de saúde.


A PPI é um processo instituído no âmbito do SUS, onde em consonância com o processo de planejamento são definidas e quantificadas as ações de saúde para a população residente em cada território, bem como efetuados os pactos intergestores para garantia de aceso da população aos serviços de saúde.

É necessário entender pra não ser enganado. A rede SUS é montada com vistas a atender a todos, com hospitais de referencia instalados em diferentes locais. No caso de Bacabal a referência é Presidente Dutra e São Luís, portanto, é pra lá que devem ser encaminhados casos mais graves, pois esses municípios recebem pra isso.


Bacacal atende a mais de 10 municípios e mesmo sem recursos tem melhorado substancialmente seu atendimento. Com a nova PPI, em 2012 talvez os profissionais de saúde de Bacabal possam ter o devido reconhecimento, haja vista que, atendem a toda a região do médio mearim e ainda são tachados de incompetentes, enquanto municípios vizinhos recebem os recursos sem fazerem nenhum atendimento de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário