Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Falar a verdade é difícil e quase ninguém tem coragem.

Em respeito ao leitor que se deu ao trabalho de comentar uma matéria do blog (leia aqui), apesar de bastante ofensivo, vou argumentar:

As greves dos policiais militares perturbam a paz social, haja vista que esta categoria de agentes públicos tem, justamente, a função de garantir a segurança da sociedade. 

A notícia, exaustivamente divulgada na mídia, da existência de policiais militares entoando gritos de guerra com armas em punho, a promover, à sorrelfa, atos de vandalismo, dissemina o pânico e a indignação entre todos os cidadãos de bem.

Por outro lado, é inegável que o policial militar é, antes de tudo, um assalariado e, como tal, tem o direito de se expressar e de reivindicar melhores condições de trabalho.
Todavia, em função das características excepcionais de seu mister, a Constituição veda a greve e a sindicalização de policiais militares.

A proposta, por conseguinte, é tentar responder ao seguinte questionamento:

Qual solução para o problema das greves dos policiais militares à luz do Direito?

O Diploma Maior, com a redação da Emenda Constitucional nº 18, de 1998, ao contrário do que diz o leitor anônimo,  veda, expressamente, o direito de greve e a sindicalização aos policiais militares:
“Art. 142 – [...]
IV - ao militar são proibidas a sindicalização e a greve;...”. (Sublinhamos.).
De tal arte, consoante o ordenamento jurídico pátrio, a greve de policiais militares é inconstitucional, além disso é um crime militar.

A propósito, o Título II do Código Penal Militar trata dos crimes contra a autoridade ou disciplina militar:
Motim
Art. 149 - Reunirem-se militares ou assemelhados:
I - agindo contra a ordem recebida de superior, ou negando-se a cumpri-la;
II - recusando obediência a superior, quando estejam agindo sem ordem ou praticando violência;
III - assentindo em recusa conjunta de obediência, ou em resistência ou violência, em comum, contra superior;
IV - ocupando quartel, fortaleza, arsenal, fábrica ou estabelecimento militar, ou dependência de qualquer deles, hangar, aeródromo ou aeronave, navio ou viatura militar, ou utilizando-se de qualquer daqueles locais ou meios de transporte, para ação militar, ou prática de violência, em desobediência a ordem superior ou em detrimento da ordem ou da disciplina militar:
Pena - reclusão, de quatro a oito anos, com aumento de um terço para os cabeças.
Revolta
Parágrafo único. Se os agentes estavam armados:
Pena - reclusão, de oito a vinte anos, com aumento de um terço para os cabeças.
Por sinal, prescreve o Diploma Maior: “Art. 142 – [...] § 2º - Não caberá ‘habeas-corpus’ em relação a punições disciplinares militares”.

É óbvio, porém, que aqui se trata de punição de natureza jurídica administrativa e não penal.  Reza, igualmente, a Lex Fundamentalis no que toca à atividade do policial militar:

Art. 144 - A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.

Não vamos extremar a discussão e dizer que os militares não merecem aumento, muito pelo contrário, MERECEM E MEREM MUITO. Mas os que incentivam a greve o fazem ao arrepio da lei.

Um comentário:

  1. EduardoFeb 19, 2012 02:17 PM
    Caro colega, dê uma olha no Art. 42 § 1º "Aplicam-se aos militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, além do que vier a ser fixado em lei, as disposições do art. 14, § 8º; do art. 40, § 9º; e do art. 142, §§ 2º e 3º, cabendo a lei estadual específica dispor sobre as matérias do art. 142, § 3º, inciso X..." Quando o constituinte diz que a regulamentação de lei ordinário, estritamente o Inciso X do § 3° do art. 142. Mas cabe-lhes todos os outros, inclusive o IV.

    ResponderExcluir
    Respostas

    ROGÉRIO ALVESFeb 23, 2012 01:54 AM
    Caro Eduardo.

    Ao meu ver o artigo 42, § 1o ao dizer que aplica-se aos militares dos estados, as disposições do art. 142 §§ 2o e 3o.

    Não pode assim, o legislador estadual, legislar de modo diverso do que é taxativo no texto constitucional. A exceção do inciso X, § 3o do art. 142 que trata de patentes.

    ResponderExcluir