Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Política com ficha limpa.

Os partidos e os eleitores agora têm uma responsabilidade maior na escolha dos seus candidatos.

A Lei da Ficha Limpa vale para as próximas eleições, quando serão eleitos os novos prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros. Pela norma em vigor, com aval do Supremo Tribunal Federal, o político condenado pela Justiça está fora do páreo.

A nova lei é apenas um passo muito importante em um ambiente onde se fala – e se comprova – tanto em corrupção. Agora, os partidos políticos devem fazer uma seleção rigorosa de quem vai apresentar como candidato para as prefeituras e câmaras municipais.

Os partidos políticos não devem apenas fazer essa triagem dos seus candidatos. É importante sensibilizar os seus representantes no Congresso Nacional a votarem a Reforma Política, essencial para disciplinar muita coisa nesse meio, especialmente o financiamento das campanhas.

É ali, nas campanhas eleitorais, onde está um grande foco de corrupção. Políticos gastam o dinheiro que não tem e depois ficam obrigados a agradar seus financiadores – empreiteiros e outros tipos de empresários. Esse pessoal geralmente cobra um juro alto pelo dinheiro aplicado na política.

O eleitor também tem a sua parte nessa nova realidade. Ele deve votar com mais consciência, deixando de lado os políticos compradores de votos e que apresentam promessas de campanha impossíveis de serem executadas.

Mesmo o político aprovado no crivo da Ficha Limpa precisa ser fiscalizado no exercício do mandato. Essa é uma tarefa do eleitor e das entidades representativas da sociedade. Qualquer deslize deve ser denunciado. E os culpados punidos.


Por Cícero Freitas, 54 anos, é jornalista profissional e pedagogo. Tem pós-graduação em Jornalismo e Assessoria de Imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário