Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Ficha Limpa. Ministro Dias Toffoli votou contra aplicação da lei.

O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), deu início nesta quarta-feira (15) ao voto dos divergentes à aplicação da Lei da Ficha Limpa para políticos que tenham sido condenados por pelo menos um colegiado (órgão em que há mais de um juiz).

Toffoli sempre se manifestou contrário a alguns pontos da lei por considerar que ninguém pode ser considerado culpado até receber uma sentença final – o chamado trânsito em julgado.

- Estamos aqui diante do desagradável papel do STF de restringir a vontade popular em relação à lei. Mas leis mal redigidas, às vezes, corrompem o propósito dos legisladores e até mesmo o direito.

VAI DAR 5 A 5 DE NOVO ?

O voto de Toffoli, caso sejam confirmadas as opiniões emitidas nos julgamentos anteriores sobre a Ficha Limpa, deve ser seguido pelos ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello, Marco Aurélio de Mello e pelo presidente da Corte, ministro Cezar Peluso.

O outro grupo de ministros, formado por Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Ayres Britto, Joaquim Barbosa e Luiz Fux (os dois últimos já declararam seus votos), é a favor da lei.

Dessa forma, está nas mãos da nova ministra do Supremo, Rosa Weber, a definição sobre a aplicação da Ficha Limpa. A expectativa se cumpriu e  ela se declarou a favor da constitucionalidade da lei, fazendo com que a norma seja aplicada a partir das eleições de outubro deste ano.

Bate-boca

Dias Toffoli declarou a inconstitucionalidade do principal ponto em discussão. Sobre a presunção de inocência, o ministro considerou que a inelegibilidade só pode atingir quem é condenado de forma definitiva, e não apenas por órgão colegiado.

O ministro, no entanto, foi a favor de barrar políticos que tenham renunciado ao cargo para escapar de um processo de cassação.

O voto de Dias Toffoli foi interrompido por um debate acalorado entre os ministros justamente sobre a presunção da inocência.

O  julgamento foi interrompido quando estava 4 x 1 a favor da aplicação da Lei. Será retomado amanhã.

4 comentários:

  1. DR ROGERIO
    SE TODOS OS VOTOS DOS MINISTROS JA SE SABIA COMO VOTAR E SO RESTAVA SABER O VOTO DA MINISTRA ROSE WABER ENTAO TEMOS O SEGUINTE PLACAR
    FICHA LIMPA 6 X 5 ZE VIEIRA
    AGORA SO RESTA CANTAR
    E AGORA JOSE
    E AGORA LISBOA

    O DEMOLIDOR DE CARTAZ

    ResponderExcluir
  2. é dr blogueiro ainda vai ingolir dr joão

    ResponderExcluir
  3. e agora dr quem sera candidato de lisboa. sera q ele vai ter coragem de pô o junior rsrsrsrsrsrsrsr
    corre dr ainda dar tempo de se aliar a o grupo taugi.
    ñ tenha vergonha de ir ate la. ou sera q vcs vão ter a cara de madeira de empurar a candidatura de ze vieira ate chegar perto das eleições , e faserem igual taugi enganar o povo ate o ultimo dia
    ai sim eu vou diser q e muita cara de pau.

    ResponderExcluir
  4. A Solução é a chapa da Vitoria que Zé Vieira ja tem: Erivelton Prefeito e Patricia sua Esposa a Vice Prefeita. Essa é Imbativél. " A Força do Povo, aliada a Inteligência da Mulher!"
    O vereador mais bem votado, dedicado e solidario.
    A mulher do Dep. Federal defendendo a honra politica de seu esposo, que não pode ser candidato por causa de um povo sem esperança,calejado de fazer abaixo assinado.

    ResponderExcluir