Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

COMPORTAMENTO. Inveja. Parte 2.

Publicamos a primeira parte "Como.funciona a inveja", agora a segunda parte deste interessante artigo.

Tipos de inveja.

Uma invejinha leve pode acometer qualquer pessoa, em algum momento da vida. No entanto, isso não significa que o sentimento perdurará. “Ela afeta o indivíduo de modo superficial. Embora ele se sinta incomodado com o sucesso e a felicidade alheios, esse incômodo não é forte o suficiente para mobilizar suas ações e seus pensamentos por muito tempo”, explica o psicólogo Alexandre Bez, especialista em relacionamentos pela Universidade de Miami e ansiedade e síndrome do pânico pela Universidade da Califórnia.

A inveja moderada inclui um sentimento de injustiça – por que o outro tem e eu não?– e leva a tentar constranger, humilhar ou diminuir o outro para se sentir melhor. Quem a carrega, em geral, é inseguro, com baixa autoestima e não enxerga o próprio valor.

"Existe, ainda, a inveja severa, patológica, que segue os comandos de uma estrutura mental psicótica", diz Alexandre, autor do livro Inveja – O Inimigo Oculto (Ed. Juruá). Dono de uma lógica distorcida e doentia, esse invejoso não mede esforços para prejudicar o alvo da inveja. Sua mente perturbada pode conduzi-lo a atitudes extremas, por isso exige acompanhamento psicológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário