Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

sábado, 17 de dezembro de 2011

Morre Joãosinho Trinta, carnavalesco polêmico e revolucionário.


Joãosinho Trinta, que revolucionou o carnaval do Rio de Janeiro ao introduzir mulheres nuas e alegorias grandiosas nos desfiles das escolas de samba, morreu neste sábado aos 78 anos.

O carnavalesco morreu em um hospital de São Luis, capital do Maranhão, sua cidade natal, por choque séptico e infecção generalizada, e apresentava quadro de pneumonia e infecção urinária, razão pela qual estava internado há duas semanas.

Joãosinho Trinta trabalhou por 40 anos em diferentes escolas de samba, sendo 17 na Beija-Flor, com a qual ganhou cinco carnavais e revolucionou os desfiles da Marquês de Sapucaí ao usar pela primeira vez carros alegóricos de mais de 10 metros de altura, abarrotados de decorações luxuosas.
A Beija-Flor também foi a primeira a trazer para a avenida mulheres com os seios descobertos, em 1978, e pouco depois, um nu integral.
Por este motivo, o carnavalesco recebeu duras críticas das demais escolas de samba, antes de passar a ser imitado por todas elas, que incorporaram suas inovações em seus desfiles.
De espírito transgressor, Joãosinho Trinta enfrentou a Igreja Católica por tentar retratar a miséria do povo brasileiro em 1989 com um carro alegórico coroado com uma imagem do Cristo vestido de mendigo.
A imagem foi censurada e desfilou pelo Sambódromo tapada com papel preto, com a frase "Mesmo proibido, olhai por nós".

A Beija-Flor prepara há meses seu desfile para o carnaval de 2012, que será dedicado ao estado do Maranhão e lembrará Joãosinho Trinta com uma estrofe de seu samba-enredo.

O carnavalesco atuou em outras escolas, como Salgueiro, Viradouro e Grande Rio, com as quais também foi campeão.

Um comentário:

  1. Nessa hora de tristeza, quero prestar minha solidariedade aos familiares, aos amigos e à legião de admiradores de Joãosinho Trinta.
    O Carnaval do Brasil fica mais triste sem a alegria e o talento de JOÃOSINHO TRINTA. Artista plástico, por mais de quarenta anos encantou a todos com a criatividade de suas produções, a inteligência de seus enredos e a ousadia de seus desfiles de escolas de samba no Rio de Janeiro. acho que o BRASIL está triste, pois JOÃOSINHO TRINTA, foi e vai ser um exemplo de vida para todos, que DEUS dê conforto para a familia, com muita humildade.
    Ass. Edmilson Moura
    Celular (99) 8123-3244
    Bacabal-MA."

    ResponderExcluir