Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A GRANDE ALIANÇA. PARTE 1



Opinião - O jornalista Abel Carvalho escreveu sua primeira coluna política, EM BUSCA DA GRANDE ALIANÇA, nesta nova fase do O observador.net . De minha parte, peço permissão para dar a minha opinião sobre o conteúdo e o farei em quatro atos.


Admirado por sua educação e pela quantidade de obras realizadas em sua gestão, o prefeito Lisboa sofre com a imagem de mal pagador (devido aos salários atrasados) e pelo fato de ser médico e ex-secretário de saúde, por ter deixado o sistema municipal de saúde inoperante em 2009 e 2010. 

Eleito em 2004 com 19 mil e 963 votos e reeleito em 2008 com 25 mil e 706 votos, contrariando todos os prognósticos da época, que o mostravam fora do páreo, o prefeito Raimundo Lisboa, a exemplo do fez no último pleito, articula uma grande aliança política em Bacabal visando às eleições municipais do ano que vem. Desde o início de 2011 já retomou as rédias da saúde e resolveu o problema da falta de medicamentos e de médicos, mas ainda não atualizou o pagamento dos salários.

Lisboa tem agregado hoje em torno do seu nome um grande e bem estruturado grupo que reúne as mais diversas correntes do cenário político bacabalense. O prefeito de Bacabal tem como aliados os dois maiores expoentes políticos do município: o senador licenciado e hoje secretário de projetos especiais João Alberto Souza e, o ex-prefeito de Bacabal e hoje deputado federal José Vieira Lins, adversários ferrenhos, apenas na esfera municipal, posto que no ano passado, JA esteve em um almoço na casa de Vieira e recebeu apoio político para sua campanha de senador. O deputado agora pretende ser retribuído no apoio, mas o senador diz expressamente que aceitou o apoio mas não apoia.

Os dois líderes e seus grupos gravitam em torno do nome do prefeito de Bacabal em órbitas separadas e essa convivência vem gerando muitas dúvidas em aliados e correligionários.


Abel vizualiza o que ningém mais parece ver. Alberto controla o grupo que tem como maior estrela eleitoral a atual vice-prefeita do município, empresária Taugi Medeiros do Lago, mãe do ex-deputado e atual secretário de “turismo” do Estado do Maranhão, Jurandir Ferro do Lago Filho. Na estrutura do município o grupo é controlador de considerável fatia do poder, a exemplo das secretarias municipais de educação e de desenvolvimento rural e, tem espalhado em diversos outros setores da administração muitos dos seus demais integrantes. Por “acordo político” firmado em 2004, quando do alinhavo da primeira aliança, o nome de Taugi Medeiros é o natural sucessor do de Raimundo Lisboa. Entretanto ao grupo de João Alberto agregou-se o jovem vereador Alberto Filho, que com o apoio do cacique bacabalense, do prefeito Raimundo Lisboa e, com a boa estrutura financeira do pai, pecuarista José Alberto Veloso, surpreendentemente acabou se elegendo deputado federal com expressiva votação em todo o Estado.

Portanto, mesmo com toda a empolgação de Zé Alberto e a persistência de Taugi Lago, tenho que concordar que a intensão do prefeito é construir uma grande aliança para as eleições de 2012.  De minha parte, acho que um prefeito eleito com 25.000 votos, um deputado federal eleito com 20.000 votos e o senador que teve sua maior votação em Bacabal, são os legitimos representantes do povo bacabalense e devem buscar um bom acordo em prol do desenvolvimento. Só não querem o acordo aqueles partidários do "quanto pior melhor".









3 comentários:

  1. Sabias palavras Dr.Rogério. Querer tapar uma peneira com agua não é sapiência. Querer a toda força que o senador João Alberto continue a ser aliado de Lisboa quando o mesmo o traiu,é querer dar um atestado de burrice ao povo de Bacabal. Essa foto postada é muito antiga e faz parte do arquivo diabolico do Sergio Matias. Nessa eleição o povo de Bacabal não vai estar disposto a resussitar defunta, pois Jura matou a mãe dele quando ela ia ganhar a eleição e ele assumiu por vaidade o governo do Estado. Precisa que o senhor Dr. Rogério saiba de uma coisa importante: Taugi não passa dos 7 por cento na pesquisa. O senhor como juridico sabe que Zé Vieira não será candidato a coisa nenhuma e que Junior caiu de 7 para 3,5 por cento e Zé Vieira com a união de Lisboa caiu de 32 para 19 por cento. Isso é uma resposta que o povo está dando aos dois pela falta de respeito cometida. Lisboa como sempre sábio, ainda não foi puxado pelo beiço até a televisão de Zé Vieira para publicamente dizer que Zé Vieira é o seu candidato e sabe porque Dr. Lisboa assim como todo o seu grupo tá confuso e não tem nada definido a respeito do seu candidato. E o senhor sabe também,que pelo andar da carruagem, qualquer que seja o candidato apoiado por Dr. Lisboa sairá derrotado. Já com Zé Vieira é o contrario, qualquer um que ele dê o apoio não sendo do grupo de Dr. Lisboa ele conseguirá eleger. O senhor concorda comigo?

    ResponderExcluir
  2. A ANALISE FEITA PELO AUTOR, ME FEZ FAZER A SEGUINTE OBSERVAÇÃO: O POVO DE NADA VALE PARA ESSES POLITICOS QUE FAZEM PARTE DESSE SUPOSTO GRUPÃO, O QUE INTERESSA PARA TODOS ELES É O PODER, PRA ISSO SE JUNTO COM O PIOR INIMIGO, FAZEM ACORDO COM DEUS E O DIABO.

    ESPERO QUE O ELEITORADO DE BACABAL COMPREENDAM ESSA MANOBRA E MOSTRE A TODOS QUE O POVO NÃO É BESTA.

    ResponderExcluir
  3. È verdade, o prefeito não sabe como manter a saude digna para a população que o elegeu, deixa salarios em atrazo, postos de saude sem atendimento e sem remedios etc. Mas tem competencia de sobra para articular alianças, juntar para eleger, e espalhar quando eleito. Não duvido que consiga fazer esse grupão outra vez. O que duvido é que respeite seus aliados depois, a exemplo da vice-prefeita, não tem vez nem voz. E mesmo assim João Alberto ainda diz que é uma aliança!

    ResponderExcluir