Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

COMPORTAMENTO. Inveja. Final.

Encerramos agora com uma proposta de ajuda.

Lide com a inveja.

Examine-se

“Se você se sente mal em relação a alguém, tente analisar o que aquela pessoa tem que lhe faz falta”, afirma a psicóloga Marta Leopoldo. Em muitos casos, o bem nem é material. Pode ser uma característica de personalidade, como extroversão e senso de humor. Então, pergunte-se como obter ou desenvolver aquilo que te incomoda, mas você gostaria de ter ou ser.

Assuma o que sente

A inveja é sempre problema de quem tem. Então, em vez de sair por aí dizendo que o seu santo não bate com o de fulana, que não vai com a cara de sicrano ou que beltrano te perturba, tome o sentimento para si. Disfarçar o que sente só vai tornar a emoção ainda mais recalcada.

Verbalize sua angústia

“Guardar a inveja para si mesmo só alimenta e faz crescer o monstro”, diz a psicóloga Marta Leopoldo. Deixe a vergonha de lado e abra seu coração para uma pessoa de confiança que seja alheia à história. Você vai ouvir outro ponto de vista. E falar diminui o peso dos fatos.

Trabalhe a confiança

Tenha fé em si mesmo. “Em vez de reclamar sobre aquilo que não tem, concentre-se em tudo aquilo que você já tem”, diz a psicóloga Marta. Uma boa ideia é trabalhar com listas: escreva uma sobre suas qualidades, outra sobre as coisas que almeja e a terceira sobre o que pode fazer para conquistá-las.

Olhe para si mesmo

Enquanto seu olhar estiver direcionado para o que acontece na casa do vizinho, sua vida não vai para frente. Vamos supor que você não seja psicopata, mas sua inveja tem uma força maligna capaz de destruir o novo apartamento da sua prima. O fato de ela perder o imóvel vai fazer a sua vida melhorar? Não. A inveja nociva é inútil.

Supere-se

Pare de concorrer inutilmente com os outros... Que tal competir com você? Tente superar as próprias vitórias. Em vez de reclamar que seu colega ganha mais do que você, trace estratégias para conseguir um aumento de salário. Outro exemplo: reclamar que a secretária da empresa usa roupas curtas demais para exibir as pernas não torna ninguém mais magro. Entrar para a academia, sim.

Exercite a imaginação

Sabe aquela brincadeirinha de imaginar que uma mulher tão bonita como a Gisele Bündchen não pode ser perfeita, já que provavelmente tem caspa, mau hálito ou chulé? Faça o mesmo quando perceber que está começando a sentir inveja de alguém. E use seus devaneios também para pensar coisas positivas, como o esforço alheio para conquistar algo. Valorizar o merecimento minimiza não só a cobiça como é o primeiro passo para começar a ir à luta também.

Se você é o alvo

1. Não sinta culpa por suas conquistas. Os invejosos se alimentam dela;

2. Não fale sobre projetos ou planos antes que se concretizem;

3. Não alimente a inveja alheia, alardeando o que fez ou o que deixou de fazer;

4. Não se vanglorie se souber o motivo pelo qual é invejado;

5. Neutralize a pessoa invejosa, elogiando-a e chamando sua atenção para seus pontos fortes.


Língua venenosa e afiada
De acordo com o psicólogo argentino Bernardo Stamateas, autor do livro Emoções tóxicas – Como Se Livrar dos Sentimentos que Fazem Mal a Você (Ed. Thomas Nelson Brasil), as pessoas invejosas dão vazão ao seu rancor através das palavras negativas ou depreciativas, que usam para tentar destruir aquilo que cobiçam. Por gastarem tanta energia nisso é que acabam não conseguindo coisas boas para a própria vida. Veja os tipos de linguarudos listados pelo especialista, como agem e suas frases mais comuns:

Nenhum comentário:

Postar um comentário