Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

NOTÍCIAS DO TRE-MA.

Seguindo a tradição da Corte Eleitoral no Maranhão, tomou posse ontem a presidente, desembargadora Anildes Cruz, que em seu discurso, não deixou dúvidas quanto a sua postura:

"Asseguro, no que estiver ao alcance desta presidência, que esta Justiça Especializada está comprometida com a aplicação da lei. Aqui não haverá espaço para que interesses particulares se sobreponham ao interesse público, tampouco para manobras aptas a legitimar a aparente vontade popular, se o pleito padecer de irregularidades. Está descartada a condescendência de qualquer natureza. Como disse Platão, ‘o juiz não é nomeado para fazer favores com a justiça, mas para julgar segundo as leis’. Estejam certos de que envidarei esforços para que a vontade popular seja exercida livremente, de forma consciente, imune aos vícios que possam macular o pleito que se aproxima".

Por sua vez, o vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador José Bernardo Rodrigues, num pronunciamento no qual enfatizou a humildade, a paciência e o senso de responsabilidade, foi igualmente duro quando tratou de transparência, eficiência, correção e legitimidade. Em tom coloquial e de maneira muito clara, o corregedor avisou aos magistrados eleitorais que não pretende se intrometer nem permitir qualquer intromissão no trabalho dos juízes, mas avisou, sem rodeios, que será inclemente e rigoroso quando tiver que agir para sanar algum problema que ameace a integridade da Justiça e a legalidade da eleição. Ou seja, não colocar panos quentes sobre erros, como também não pretende fazer alarde. Vai simplesmente agir de acordo com o que a situação exigir.

A presidente e o vice e corregedor são magistrados experientes, sabiam o que estavam falando e causaram boa impressão nos presentes.

Os desembargadores Anildes Cruz e José Bernardo Rodrigues foram eleitos por aclamação. Ela ascendeu naturalmente à presidência. Ele foi empossado membro da Corte e, em seguida, eleito para o cargo de vice-presidente e para o cargo de corregedor. Presentes ao ato, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Guerreiro Jr., e o corregedor do TJ, desembargador Cleones Cunha, aplaudiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário