Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Prefeitos maranhenses debatem resíduos sólidos.

Prefeitos de vários municípios do Maranhão participaram do seminário Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís. O evento, que teve apoio da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), foi promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Ministério Público Estadual.

O seminário reuniu também promotores de Justiça, gestores municipais da área de meio ambiente, estudantes, além de autoridades da esfera estadual com o objetivo de atender às resoluções previstas na legislação ambiental no que se refere à formulação dos Planos Estaduais de Gestão de Resíduos Sólidos. Na ocasião, foram debatidas diretrizes para a atuação do estado e a mobilização de prefeitos para a importância de os municípios elaborarem seus planos de gestão, articulados com as diretrizes do Plano Estadual.

Para o secretário estadual de Meio Ambiente, Victor Mendes, esse primeiro momento é o de interação, de sensibilizar e dividir as responsabilidades.

“O importante agora é incentivar, se articular para que os municípios se consociem a fim de criar políticas públicas sustentáveis. As experiências mostradas nesse seminário deram um suporte e com certeza servirão de modelo para os municíopios maranhenses”, disse.

O presidente da Famem, Júnior Marreca, disse que o ponto de partida para o manejo adequado dos resíduos sólidos foi dado com a realização do seminário.

A Famem já está colhendo informações junto aos municípios para começar a fazer os debates regionais. Atualmente, 50,8% dos municípios brasileiros convivem com lixões a céu aberto, número que sobre para 70% quando incluídos os aterros controlados. No Maranhão, esse número é ainda mais alarmante, pois 95,3% das cidades do estado convivem com essa triste realidade.

Diretrizes - Para mudar esse fato, foi criada a lei n° 12.305/10, que estabelece diretrizes da Política Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos. Entre outros aspectos definidos na lei, está a obrigatoriedade de estados e municípios formularem e aprovarem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos até 2012.

Os municípios que deixarem de cumprir essa determinação ficam sujeitos à fiscalização por parte dos órgãos ambientais e à consequente responsabilização de seus gestores, o que pode dificultar o acesso a recursos federais e para a celebração de convênios, por exemplo.

A Famem já está se movimentando para o auxílio na elaboração dos Planos Municipais. A partir do próximo ano, as oficinas ministradas por técnicos da Federação começarão e o objetivo é preparar os municípios para que em três meses eles já estejam aptos a formar os Planos Estaduais.

“Temos que dar ao lixo um destino mais sustentável, por isso a importância de discutirmos estratégias. Até agosto de 2012, prazo estipulado pela lei nº12. 305/2010, os municípios já estejam com seus planos encaminhados”, ressaltou Júnior Marreca.

O Seminário Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos contou com palestras de especialistas e representantes do Ministério Público e de municípios que adotam boas práticas no âmbito da gestão dos resíduos sólidos.

O Estado do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário