Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

QUANTO CUSTA UM ELEITOR ?


Eleitor, tão simplesmente é aquele que elege: alguém, alguma coisa uma situação ou circunstância. Na vida passamos por momentos que dependem de uma eleição: a escolha de uma roupa, de um calçado, um carro ou mesmo uma marca qualquer; em outro instante o processo eletivo pode ser indiscutível - Quem já passou por uma cirurgia eletiva sabe do que estou falando. Em nossa existência os momentos de escolhas nunca param e sempre estão intrinsecamente a mercê de outras pessoas, na escola, no clube, na igreja, no bairro, em casa. Dentre todas as ocasiões, existe uma elegante opção que o homem concebeu, criou, alimentou e transformou em aberração: a política democrática representativa direta, esta que vem sendo feita depois dos tempos da ditadura que sem qualquer disfarce, vem na “cara limpa” e com pedido de vistas e tudo.

Nesta nação, déspotas vestem toga e se entrelaçam com faixas transversais no peito. Nos grandes bolsões de pobreza ou nas ilhas de corrupção, valor mesmo, só quem tem a herança nobiliárquica. Já não se precisa nem ter o “sangue azul”, só cara de pau e ovo virado para o sul.

Não sei por que, aprendi que aqui no Maranhão oligarquia rima com orgia: um pequeno grupo de políticos compartilhando relações e interesses legais e carnais, sempre no “quarto escuro”. Quando entra alguém do povo é só para aumentar a sacanagem – seria isso uma plutocracia? Ainda há quem pense nessa terra encardida que o cachorro do Mickey Mouse (o rato) faça parte dessa 'zoofilia' política.

Que maravilha seria o governo de Deus na terra; mas, sem os pecadores. O governo religioso, tão sonhado por muitos, mas só alcançado pelos tiranos, trazem a tona o lado mais doentio, controlador e obscuro do poder.

Quantos aspirantes a absolutistas têm em nossa terra? Garanto-lhes que temos alguns mirrados; todavia, me preocupo com aquele que fica calado conjecturando sobre a vida dos outros e projetando com estudos sorrateiramente maquiavelistas mais quatro anos de poder.

Vou ficando aqui com minha meia anarquia, tentando fazer que o voto tenha mais valor. Enquanto a política da indiferença, sodomia e da coerção for a ideologia que constrói nosso futuro, permanecerei aqui vendendo meus bonecos e soltando minhas pérolas políticas.


- Há sim! Antes que eu esqueça: quanto vale um eleitor?

- Perguntar isso é o mesmo que questionar: Quanto mede uma corda, alguém sabe?

Mr. Heel. Do blog Pedras Verdes

Um comentário:

  1. Quanto custa eu não sei, mas sei que depois da eleição não vale nada.

    ResponderExcluir