Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Apenados receberão qualificação.




Para reduzir o alto grau de reincidência na prática de infrações penais no estado foi celebrado convênio, ontem, entre a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), o Tribunal de Justiça (TJ), a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MA) com o objetivo de qualificação técnico-profissional dos apenados do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Por meio do convênio, serão oferecidos, gratuitamente, pelo Senai cursos profissionalizantes em turmas regulares a internos que se encontram em liberdade condicional e em regime aberto.

Caberá à DPE/MA, ao TJ/MA e à Sejap, por meio de suas equipes multidisciplinares, realizar entrevistas individuais e atividades grupais de cunho motivacional, aferir a aptidão e perfil profissional dos apenados e encaminhá-los para a participação nos cursos oferecidos. Àqueles que se encontram no regime fechado e semiaberto serão oferecidos cursos em turmas especiais dentro das unidades prisionais. A experiência piloto será realizada no Complexo de Pedrinhas e, posteriormente, reproduzida para unidades prisionais do interior do estado.

Reintegração social - Para o defensor-geral do Estado, Aldy Mello Filho, a oportunidade de profissionalização oferecida pelo Senai abre um novo horizonte para a recolocação social dos internos e egressos do sistema carcerário. "São dois os desafios: o primeiro é sensibilizar a sociedade em geral da necessidade de se garantir a quem se encontra ou já esteve sob a custódia do estado uma nova oportunidade de reinserção no mercado de trabalho. Ocorre que, como a grande maioria dos apenados não teve acesso ao ensino formal, é preciso que aprendam uma profissão, ainda no curso de cumprimento de sua pena. A qualificação profissional é o primeiro passo rumo à ressocialização", afirmou.

Segundo o diretor regional do Senai/MA, João Alberto Schalcher de Oliveira, o Senai oferece gratuitamente cursos de eletricista, mecânica, pintura industrial, soldagem, confeitaria, almoxarife, dentre outros. "A partir da formalização do convênio, o Senai espera contribuir para a inclusão social desses apenados, de modo a diminuir os índices de violência e criminalidade que colocam em risco a segurança de toda a sociedade", concluiu.

Reincidência
No Maranhão, o índice de reincidência é preocupante. Enquanto a média nacional apresenta um percentual de 70%, o índice de reincidência no Estado atinge a marca de 80%, sendo este o principal ponto que deve servir de referência para o estabelecimento da política de reinserção social, com o oferecimento de cursos de qualificação profissional.

O Estado.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. caro anonimo.
    Estou remanejando o seu comentário para a matéria correta, apenas para orientar melhor o leitor.

    ResponderExcluir