Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O prestígio e a biografia de um político que já deixa saudade.

Classe política lamementa a morte de Vitor Trovão.

por Décio Sá.

A classe política maranhense lamentou neste domingo a morte do ex-deputado Vitor Trovão. O corpo dele foi velado em São Luís e transferido por volta das 22h30 para Coroatá. Na cidade, está sendo velado no Sítio Rio Jordão e vai ser enterrado às 17h.


Roseana e marido Jorge Murad estiveram no velório para se solidarizar com família

A governadora Roseana Sarney afirmou que Vitão foi um político de expressão que ajudou o Estado a se desenvolver por conta de suas atividades industriais e atuação como deputado federal.

“O Maranhão perde um importante líder político e um empresário de visão, um empreendedor. Solidarizo-me com a ex-deputada Teresa Murad e demais familiares por essa enorme perda de um maranhense que muito contribuiu para o desenvolvimento do Estado”, lamentou a governadora em nota de pesar (veja a íntegra em post abaixo).

Lembrando que Vitor Trovão foi seu colega na Câmara Federal por oito anos, o senador licenciado João Alberto disse que ele sempre foi uma pessoa amiga, com grande vontade de realizar projetos e uma enorme paixão por Coroatá. “É uma grande perda para a vida empresarial e política do Maranhão”, declarou.

Ricardo Murad se referiu ao sogro como uma pessoa otimista e determinada para o trabalho. “Vitão teve uma vida intensa, de muito amor e trabalho, uma relação de amizade com empresários e políticos. Foi um exemplo para todos nós e partiu em paz, em absoluta tranquilidade. É isso que nos conforta”, declarou o secretário de Saúde.

Para o deputado Roberto Costa (PMDB), a partida do ex-prefeito representa a perda de parte da história política do estado. “Ele deixa uma lacuna grande.”

O ex-senador Remi Ribeiro disse que uma das qualidades do ex-deputado foi reconhecer o seu tempo e ter passado o seu legado político ao genro e, posteriormente, à filha Teresa Murad. “Foi um homem realizador, de futuro, que sob reconhecer seu tempo e passou o bastão.”


Vitor Trovão, o Vitão, tinha 90 anos

Vitor Dias Trovão morreu às 15h15 deste domingo de falência múltipla de órgãos, aos 90 anos. Estava internado na UTI do UDI Hospital desde a semana passada, com quadro de disfunção cardíaca e renal. Ele deixa quatro filhos, 14 netos e cinco bisnetos.

Nascido em 1921 em Axixá, Vitão – como era mais conhecido – fincou suas raízes em Coroatá. Filho de comerciante e industrial do ramo de algodão e arroz, ele assumiu a direção das empresas do pai em 1958, tornando-se um bem-sucedido empreendedor.

Nessa época constituiu a empresa Óleos Vegetais Coroatá (Ovecosa), que comercializava óleo babaçu e seus subprodutos para empresas sediadas no Sul do país. Também era fornecedor de algodão para mercados nacional e internacional, chegando a ser exportador do produto para a Holanda e Alemanha.

Vitão encontrava-se ativo e à frente de todos os seus negócios. Além de pecuarista, também atuou no ramo da construção civil. Em agosto deste ano, foi homenageado pela Associação Comercial do Maranhão pelos seus 50 anos de atividade empresarial.

Paralelamente aos empreendimentos, Vitor Trovão tornou-se um líder político. Pai da ex-deputada estadual Teresa Murad, foi prefeito de Coroatá e exerceu três mandatos de deputado federal, sendo deputado Constituinte de 1986 a 1990. Foi ele quem lançou o genro Ricardo Murad candidato a deputado estadual em 1982, iniciando a carreira política do hoje deputado e secretário estadual de Saúde.

Foto: Biné Morais/O Estado Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário