Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

É necessário conhecer antes de julgar.

Com a grande repercussão alcançada pelos recentes atendimentos bem sucedidos do Pronto Socorro Municipal, criou-se um debate sobre a qualidade do serviço público de saúde e este blog pretende mostrar os dois lados da moeda. Recebi uma crítica forte (leia o comentário), mas educada, sobre o mal atendimento e resolvi postar novamente a matéria, para dar mais espaço ao cidadão. Elogiar o serviço público, quando bem sucedido, é sinal de maturidade, mas criticar o mal atendimento é direito do cidadão.

segue a matéria:

Estive por duas noites consecutivas acompanhando dois amigos, no Pronto Socorro Municipal de Bacabal. Por coincidencia, os dois tiveram fraturas no pé e eu, que também já quebrei o meu, solidarizei-me com suas dores.

Durante o atendimento, que pode ter sido favorecido pela minha amizade com vários profissionais de saúde, fiquei observando a dinâmica dos outros atendimentos. O hospital é uma casa de saúde pública, mas o paciente tem sala de espera e aguarda sentado o seu atendimento. Não existem filas, não existem macas nos corredores. Os profissionais trabalham em ritmo frenético, médicos, enfermeiros e demais profissionais.

De repente chegam três ambulâncias, duas do Samu e uma de Lago Açú, com um esfaqueado. Imediatamente pensei. É agora, o sistema não vai atender a todos.

Para minha grata surpresa, o atendimento foi feito sem alteração da rotina. Apesar da tensão causada pelas emergências sucessivas, o trabalho foi feito. O amigo Dr. Gilvam, que é médico, vendo-me impressionado com todo o movimento me disse: emergência é assim.


Não sei se melhorou ou se víamos apenas um lado da história, mas certamente o que assisti não é, nem de longe, o caos na saúde. Pelo que me informaram, falta ainda algumas especialidades e mais profissionais para revezamento de turno.

Sempre desejamos o melhor, e depois queremos melhorar ainda mais. Fica aqui o meu aplauso aos profissionais que vi atuando e aos que não vi, para lhe fazer justiça. Fica também a cobrança à administração, Parabéns pelo que temos e vamos melhorar.

2 comentários:

  1. Infelizmente não é isso o que vemos, não posso dizer que você estar faltando com a verdade. Porque se um amigo do advogado do prefeito foi bem atendido, não posso dizer o mesmo de mim se aparecer lá com o pé quebrado. Já fui vitima de uma torção no pé e posso lhe garantir que não fui bem atendido, além de ter passado horas esperando um medico (o mesmo Dr. Gilvam), e nem se quer um tecnico em enfermagem veio ao meu atendimento.
    Realmente necessario conhecer antes de julgar.

    André.

    ResponderExcluir
  2. Eu como uma cidadã comum e totalmente avessa a situação política deste município, concordo com a critica, ela está completa. Sabemos que falta muito ainda, mas temos sim que parabenizar os profissionais do Pronto Socorro Municipal e SAMU... Eles fazem o que podem e o que deve ser feito.

    ResponderExcluir