Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Nova decisão do STJ.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) em decisão proferida em acórdão publicado no Diário da Justiça Eletrônico no último dia 21 de outubro, definiu o cabimento dos honorários advocatícios em fase de cumprimento de sentença, havendo ou não impugnação, depois de escoado o prazo para pagamento voluntário a que é pontuado no artigo 475-J do Código de Processo Civil.

Em artigo anterior publicado no mês passado e disponibilizado em vários veículos de comunicação e pela internet, de autoria do autor dessas linhas (A decisão do STJ e os honorários advocatícios no cumprimento de sentença) nesta ocasião referi aos principais argumentos da decisão proferida no REsp nº 1134186 do STJ. Portanto, diante da relevância dessa matéria me compeliu a acrescentar outras considerações sobre o assunto, pelos prejuízos quanto à verba sucumbencial, face aos elementos trazidos no próprio acórdão publicado recentemente. Vejamos: "Não são cabíveis honorários advocatícios pela rejeição da impugnação ao cumprimento de sentença." - "Apenas no caso de acolhimento da impugnação, ainda que parcial, serão arbitrados honorários em benefício do executado, com base no artigo. 20, § 4º, do CPC." No meu pensar, no primeiro ponto, a advocacia sofre com sérios prejuízos, isso porque o advogado constituído trabalha para obter a rejeição da impugnação e não recebe honorários de sucumbência. Já no segundo, entendo que o acolhimento merece sejam arbitrados os honorários, mas em analogia a cada caso, nota-se que a própria decisão fere princípio de isonomia, pois, os litigantes e consequentemente aos causídicos devem ser tratados de formas iguais.

Sabemos que a recente matéria foi definida pela Corte Especial do STJ em julgamento afetado como repetitivo, que decorrência disso orientará as demais instâncias em decisões sobre a matéria. Assim, os casos de rejeição da impugnação, não serão fixados honorários sucumbenciais e apenas os honorários fixados na ocasião do pedido de cumprimento de sentença devem ser conservados.

Diga-se de passagem que o STJ acolheu recurso especial interposto pela Brasil Telecom, que impugnou o cumprimento de sentença que a condenou em obrigação de fazer, consistente na entrega de ações não subscritas, que fora convertida em perdas e danos totalizando R$ 420.891,40, com decisão transitada em julgado, sendo aqui a origem da questão em tela, pois o Magistrado da 8ª Vara Cível do Foro Central de Porto Alegre, Rio Grande do Sul não condenou a Brasil Telecom ao pagamento dos honorários advocatícios, com o argumento de que não caberiam no âmbito de incidente processual.

Diante da decisão singular, foi interposto agravo de instrumento no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e o recurso foi provido em decisão monocrática pelo desembargador José Aquino Flores de Camargo, sob a fundamentação que "o simples fato de a nova sistemática processual introduzida pela Lei nº 11.232/05 ter passado a considerar a execução como um mero procedimento incidental não impede o arbitramento de verba honorária, mormente no caso concreto em que a devedora não cumpriu de imediato e de forma espontânea a decisão, reabrindo nova discussão sobre a questão de fundo, ensejando trabalho do causídico". Já no STJ, a Brasil Telecom em seu recurso especial sustentou que "sendo o cumprimento de sentença apenas uma nova fase do processo de conhecimento, não há justificativa para que sejam fixados novamente honorários advocatícios".

O importante nesse momento para a advocacia é requerer sempre os honorários sucumbenciais quando for o caso e lembrar que o momento processual adequado para o arbitramento dos honorários pelo juízo, em fase de cumprimento da sentença, é o mesmo da execução de títulos extrajudiciais, ou da antiga execução de título judicial e cabe se for o caso a incidência de multa por litigância de má-fé por ato atentatório à dignidade da justiça; mas honorários advocatícios não.

Advogado, consultor, escritor e Doutorando em Direito

E-mail: andremarquesadv@hotmail.com

André Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário