Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Corrupção e bandidagem.


Há muito sabemos que estes dois ingredientes do titulo estão instalados no nosso país, talvez até já institucionalizados. No entanto temos obrigação de reagir e indignarmo-nos, com tamanha parcimônia diante dos fatos que diariamente vemos divulgados através dos meios de comunicação, afinal precisamos melhorar sempre o mundo para as futuras gerações, de nossos filhos, netos e assim sucessivamente, esta é uma obrigação e não favor.

As passeatas acontecidas e convocadas pela rede social contra a corrupção são um grande inicio, tendendo a aumentar em todas direções e indicadores, chamando mais indignados à se manifestarem, precisando de maior objetividade para expurgar os corruptos e tirar os bandidos dos esconderijos e/ou dos mantos e cargos ocupados de forma a dissimular e proteger os seus atos escusos e ilícitos.

"Acho que o Poder Judiciário é o menos corrupto" e "... bandidos escondidos atrás da toga", são as frases motes para que seja deflagrada uma verdadeira avalanche contra os corruptos e bandidos, tendo certeza que um está inserido no outro. Esta é à hora.

A primeira frase foi dita pela ministra e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal em entrevista recente à revista Veja, vejam bem, ex-presidente da Corte Suprema do país, ministra Ellen Gracie, admitindo e declarando a existência disseminada em todos os poderes constituídos, aceitando como se fosse a corrupção uma "instituição" estabelecida. Será que é?

A segunda frase foi dita pela procuradora geral de Justiça, ministra Eliana Calmon, quando tomou posição contrária à Associação Nacional dos Magistrados, que procura restringir o poder investigatório e punitivo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em matéria de atos e desvio de conduta dos magistrados. Espantoso e questionável é o posicionamento contencioso e paliativo do ministro presidente do STF e também do CNJ, Cezar Peluso, favorável a tal engessamento. Será por não ser a Presidência cargo vitalício?

O fato de querer que a ministra Eliana Calmon declare nome, endereço e CPF dos bandidos escondidos atrás de togas, é uma utopia, pois se feita uma avaliação investigatória de forma plebiscitária, a quantidade de aposentadorias compulsórias seria enorme.

Sobre a declaração da ministra Ellen Gracie, só não tenho certeza de qual é o poder menos corrupto, no entanto concordo com a magistrada, quando expressa que todos os Poderes são corruptos. Quanto à procuradora, ministra Eliana Calmon, parabéns pela coragem de dizer publicamente o que todos sabem e não tem meios, tribuna ou poder para algo fazer, a senhora com certeza os têm. Liste-me como mais um dos milhares de fãs, que por sua coragem e dignidade, ganhou.

Embora seja vergonhoso e decepcionante, admitirmos esta realidade nacional, existe a esperança interminável, que os movimentos orientados pelos que não agüentam mais esta situação executados pela maioria jovem, para os quais o país será entregue, estabelecerá fator preponderante para a crescente diminuição desta deplorável realidade. Juntos e organizados, podemos refazer a imagem do Brasil, colocando a margem dos processos sociais existentes, pessoa com o perfil de corrupto e bandido, a parti de uma base educacional estruturada, deixaremos de aceitar tais comportamentos como normais.

Paulo Roberto Tinoco Silva Advogado
O Estado do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário