Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Olho d’Água das Cunhãs vai ter coleta regular de lixo.

Justiça - Devido à poluição causada pela coleta e destinação irregulares de lixo no município de Olho d'Água das Cunhãs, que vem prejudicando o meio ambiente e o bem-estar da população, o Ministério Público do Maranhão (MP) firmou acordo extrajudicial com a Prefeitura, ainda em setembro, para adequar o serviço às normas legais.

Um dos objetivos é pôr fim à prática de incineração de lixo, que produz fumaça e fuligem, poluindo o ar e comprometendo a saúde dos moradores. Um novo lixão também deverá ser instalado em terreno adequado. Posteriormente, está prevista a construção de um aterro sanitário.

Assinaram o acordo o promotor de Justiça Pablo Bogéa Pereira dos Santos, que responde pela Comarca, e o prefeito José Alberto Azevedo. Além da proibição da incineração do material coletado, o acordo prevê o levantamento de todas as pessoas que catam lixo.

O município se comprometeu em colocar um fiscal no lixão para evitar a queima de material. Ficou acertado que, pelo menos, três vezes na semana deve ser realizado o revolvimento do material descartado com um trator. (ou seja, jogar o lixo pra debaixo do tapete).

Duas placas deverão ser colocadas nas imediações do lixão informando sobre a proibição de construções de residências a menos de 200 m do terreno. O Município se comprometeu ainda a remanejar periodicamente o material da frente do terreno para os fundos do imóvel.

No prazo de 60 dias, contados desde o dia 10 deste mês, a Prefeitura de Olho d'Água das Cunhãs deverá realizar estudo para a identificação de terreno adequado para a destinação do lixo. Depois de adquirido ou locado o imóvel, o município deve desativar o atual lixão.

A medida é paleativa e apenas muda o problema de lugar. Bacabal já passou por esta experiencia, transferindo seu lixão e hoje, sofre com a saturação do novo. Termo de Ajuste de Conduta impossível de ser concretizado apenas cria um problema a mais ao município. A saída é pensar em conjunto, um consórcio municipal para a construção de uma usina de reciclagem. Fica ai a susgestão ao Ministério Público.

Com informações do jornal O Estado do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário