Minha foto
Advogado militante no Estado do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializado em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Presidente da OAB/MA - subsecção de Bacabal (2004-2009). Conselheiro Estadual da OAB/MA (2010-2012).

CLIQUE NO BANNER PARA LER O NOVO BLOG

domingo, 16 de outubro de 2011

O ANTI JORNALISMO DA GLOBO.

Por Dercio.Sá.

Enciumada em não ter os direitos de transmissão do Pan de Guadalajara, exclusivo da Record, a poderosa Rede Globo está ignorando o evento. Não falou nada da abertura na sexta-feira e ontem o Jornal Nacional deu  uma nota de apenas 20 segundos. O Globo Esporte deste sábado seguiu o mau exemplo e ignorou os

jogos.  Diante da repercussão negativa, o Esporte Espetacular deu uma nota de 30 segundos neste domingo.

A isso se chama antijornalismo. Seria a mesma coisa que a Record não noticiar o Campeonato Brasileiro, exclusividade da Globo. Em 2012, a Record também transmitirá com exclusividade os Jogos Olímpicos de Londres. A Globo não vai noticiar?

Do Pan, evento esportivo mais importante das Américas, estão participando 42 países. Na Copa do Mundo da África do Sul participaram 32 países. Mesmo esse fato parece não ter sensibilizado a Globo.

Mas não será surpresa, como sempre acontece, se a Vênus Platinada entrar na cobertura. É só os resultados positivos do Brasil começarem a aparecer. Ela não vai querer ficar de fora da festa.

Aliás, a Globo, que é uma concessão pública, faz um grande mal ao futebol brasileiro. Por causa de sua programação ancorada em novelas, impõe jogos às 21h50. A partida termina por volta das 23h30.

Essa é uma das causas da violência nos estádios. O cidadão sai do serviço às 18h e tem de esperar esse tempo todo para ver a bola rolar. Dá tempo de passar num barzinho antes e encher a cara. E arrumar briga na porta dos estádios.

Agora imagine um cidadão paulista que tem de pegar o metrô e dois ônibus para voltar para casa. Só chega por volta das 2h. Vai dormir às 3h para acordar às 6h e enfrentar um novo dia de trabalho

Agora, com o horário de verão, os times terão de jogar sob o sol escaldante das 15h. Tudo para não atrapalhar o Domingão do Faustão.

A Câmara de São Paulo aprovou até um projeto de lei proibindo a realização de jogos na cidade após às 20h30. A Câmara de Salvador está discutindo projeto semelhante. A lei paulista não entrou em vigor. O lobby da Globo não deixou.

Está na hora do Congresso Nacional regular o assunto.

Ou será que o esportista brasileiro continuará refém da Globo?

Um comentário: